atitude que MUDA

Sustentabilidade no mundo pet

A preocupação com sustentabilidade e alimentação com menos químicos e agrotóxicos chegou ao mercado pet brasileiro. Pequenas empresas nacionais estão apostando em produtos feitos com material reciclável e biodegradáveis, além de alimentos e petiscos feitos com ingredientes orgânicos para melhorar a saúde dos cães e gatos. O Brasil possui atualmente o mercado pet com 3º…

Conheça aplicativos para meditar em qualquer lugar

Trabalho, família, amigos, redes sociais, notícias, afazeres domésticos … Diariamente temos que lidar com milhares de informações que brigam por nossa atenção e, nessa rotina corrida, começar a meditar parece algo fora do alcance. A meditação, no entanto, exige poucos minutos do dia e traz um grande número de benefícios. Atualmente é comprovado que a…

Brasileiros ganham prêmio por pesquisas contra testes em animais

Dois pesquisadores brasileiros estão chamando a atenção internacional por seu trabalho para mudar a maneira como são feitos os testes em animais. Carolina Motter Catarino e Renato Ivan de Ávila Marcelino ganharam recentemente o prêmio Jovem Pesquisador, oferecido pela Lush, empresa internacional de cosméticos artesanais. Ela pelo desenvolvimento de modelos de pele 3D e ele…

Vendedor de frutas cria ecobarreira para despoluir rio

Um morador do município de Colombo, no Paraná, construiu, por iniciativa própria, uma ecobarreira para tentar despoluir o rio que cruza a cidade. Com um projeto simples e material de baixíssimo custo, Diego Saldanha criou uma barreira flutuante que retém resíduos como garrafas plásticas e latas de alumínio e impedem que eles sejam levados pela…

Coelho de Páscoa. Foto Pixabay

Dicas para uma Páscoa sustentável

Ovos de Páscoa são produtos que enchem os olhos de crianças e adultos e, por isso, essa é uma das datas que provocam maior movimento no comércio brasileiro, aquecendo principalmente fabricantes de chocolate e supermercados. Segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), em 2018 o varejo nacional deverá registrar a…

Lixo da família americana Johnson

Lixo zero há dez anos!

Uma família residente nos Estados Unidos conseguiu mudar radicalmente seus hábitos de consumo e praticamente chegar ao “lixo zero”. A família Johnson, formada pelo casal Scott e Bea e os filhos Max e Leo, produziu, em dez anos, uma quantidade de lixo que cabe em um pequeno pote de vidro. Todo o restante foi reciclado…

Londres faz campanha contra garrafas de plástico

A cidade de Londres vai espalhar bebedouros e fontes de água potável por toda a cidade para diminuir o descarte de garrafas de plástico de único uso. O plano audacioso quer acabar com o hábito de comprar garrafas de água descartáveis na Inglaterra, começando pela capital. A iniciativa faz parte de um projeto do prefeito…

Roupas

Um ano sem comprar nada novo!

A organização Zero Waste France lançou um desafio ao país propondo que os franceses passem um ano sem comprar nenhum objeto que seja novo. Seu principal alvo são produtos como livros, roupas, móveis e eletrônicos. Com o desafio, o grupo quer chamar a atenção para o impacto ambiental que o consumo excessivo de bens duráveis…

Cataki, aplicativo de reciclagem. Foto Pimp My Carroça/Divulgação

Aplicativo de reciclagem brasileiro ganha prêmio internacional

Um app brasileiro que conecta catadores de lixo reciclável a pessoas com materiais para serem descartados venceu o prêmio francês de inovação Netexplo. O aplicativo de reciclagem Cataki tem como objetivo valorizar os catadores de lixo independentes e aumentar sua visibilidade e sua renda. Segundo o aplicativo, os catadores coletam atualmente cerca de 90% de todo…

Sapatos que crescem, criados por pastor dos Estados Unidos

ONG produz sapato que cresce para crianças pobres

A ONG norte-americana Because International está produzindo sapatos que crescem até cinco tamanhos para doar para crianças pobres. O calçado, chamado The Shoe That Grows (o sapato que cresce), é ajustável e pode acompanhar cada criança por vários anos, melhorando sua qualidade de vida por mais tempo. Para as crianças, os sapatos normalmente têm um…

Curso de felicidade é o mais popular da história de Yale

Um curso para ensinar o que é felicidade – e como alcançá-la – se tornou o mais popular da história da Universidade de Yale, uma das melhores dos Estados Unidos, na qual já se formaram 5 presidentes americanos. Nos primeiros dias do ano, a disciplina, chamada Psicologia e Boa Vida, recebeu quase 1.200 inscrições –…

Bebê

Projeto estimula o ensino de LIBRAS para bebês

O projeto LIBRAS para Bebês, conduzido pela Editora Arara Azul, quer incentivar o ensino da Língua Brasileira de Sinais para bebês como forma de estreitar os laços entre pais e filhos nos seus primeiros meses de vida, antes mesmo de eles começarem a falar. A iniciativa utiliza a internet para estimular os pais a adquirir…

Mulher no mercado de trabalho

Países da Europa buscam igualdade salarial para mulheres

A igualdade salarial entre homens e mulheres foi um dos assuntos mais debatidos de 2017. Em todo o mundo, pesquisas mostram que, apesar de diversos avanços econômicos e sociais conquistados pelas mulheres nas últimas décadas, os homens continuam recebendo salários mais altos mesmo ocupando cargos semelhantes e, muitas vezes, tendo formação acadêmica inferior. E as…

Grife suíça lança linha de roupas 100% biodegradável

Imagine poder descartar sua roupa em composteiras quando não puderem mais ser utilizadas? Essa é a proposta da empresa suíça de moda Freitag, que desenvolveu uma linha têxtil 100% biodegradável. Isso porque a matéria-prima das peças é feita com fibra de cânhamo, linho e modal (uma fibra feita de celulose). Além de serem materiais que,…

Professor brasileiro pode ganhar Nobel da educação

Diego Mahfouz Faria Lima, diretor da escola municipal Darcy Ribeiro, em São José do Rio Preto, é um dos dez finalistas do Global Teacher Prize 2018.

Tecnologia brasileira diminui efeitos da quimioterapia

Pesquisadores do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram uma tecnologia brasileira capaz de reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia. Com a descoberta, o tratamento quimioterápico em pacientes com câncer será mais preciso e afetará menos as células saudáveis. A tecnologia ainda está em estado laboratorial e deverá passar por diversas etapas…

Alimentos

Mercado no Acre troca lixo reciclável por comida

Um mercado que aceita lixo reciclável como moeda de troca é a novidade em uma pequena comunidade do Acre. Chamado de TrocTroc, o mercado troca plástico e alumínio por alimentos, muitos deles produzidos pela população indígena local. O mercado fica no pequeno município de Marechal Thaumaturgo, localizado no interior do Acre, e sua abertura foi…

Chef Paola Carosella

Chef Paola Carosella dá curso para mulheres trans

A chef Paola Carosella participou, no final de 2017, de um projeto piloto para a formação profissional de mulheres trans e sua inserção no mercado de trabalho, em São Paulo. Durante três semanas, a chef comandou um curso de formação de ajudantes de cozinha voltado para um grupo de 23 travestis e transexuais. O curso…

Os benefícios do vinagre de maçã

Se engana quem pensa que o vinagre de maçã serve apenas para temperar a salada. Suas qualidades vão muito além do uso gastronômico. O líquido, que é feito a partir da fermentação alcoólica de um carboidrato seguida da fermentação secundária por ácido acético, possui qualidades medicinais citadas dede a antiguidade, como pelo estudioso grego Hipócrates.…

Pai faz filho com síndrome de Down voar em fotos

Pai faz criança com síndrome de Down conseguir voar

O fotógrafo e web designer Alan Lawrence, morador da cidade de Utah, nos Estados Unidos, quer mostrar que pessoas com síndrome de Down podem fazer tudo o que quiserem. Para isso, ele usou seus talentos para fazer próprio filho voar! Lawrence criou uma série de fotos nas quais o filho Wil aparece flutuando no ar…

Crochetando solidariedade

Um grupo de amigas de Petrópolis, região serrana do Rio, adaptou o velho ditado “de grão em grão a galinha enche o papo” e criou o próprio dizer: “de quadrado em quadrado a gente faz uma manta”. Durante uma aula de crochê, as 4 amigas tiveram a ideia de fazer mantas para aquecer idosos carentes…