atitude que MUDA

feeling-2446129_960_720

Dia de doar

Incentivar a cultura da doação: esse é o objetivo da campanha #diadedoar, comemorado hoje, 28 de novembro. O #diadedoar foi realizado pela primeira vez no Brasil em 2013. O movimento começou nos Estados Unidos, um ano antes, criado pela organização novaiorquina 92Y.org e de lá para cá virou uma campanha mundial, em mais de 40…

Camila Castro

“Consciência Negra é respeito todos os dias”

Estudante de relações internacionais chama a atenção para o país negro

apoena_ABRE

Empresária transforma vida de mulheres com bordado

Foi trabalhando como assistente social no Distrito Federal, em 2003, que a tocantinense Katia Ferreira percebeu que havia chegado a hora de ajudar os outros e construir um legado. Na humilde São Sebastião, cidade-satélite de Brasília, ela se deparou com um pequeno grupo de mulheres bordadeiras que trabalhavam com panos de prato. A visão deu…

escola_ABRE

Escola cria processos que estimulam a participação social

Português, matemática, física, geografia, educação física, artes… Essas são algumas das disciplinas que todas as escolas oferecem aos seus alunos e que constam do currículo obrigatório. Porém, para formar cidadãos críticos, algumas instituições vão além e proporcionam processos que estimulam a participação social dos estudantes. Esse é o caso da Escola Móbil, em São Paulo. Lá, logo no…

cinema_ABRE

Sessão para cachorros e seus donos

Um tipo inusitado de comércio permitiu a entrada de cachorros em Londres. O Picturehouse Central, um dos cinemas localizado em West End, bairro conhecido como a “teatrolândia” londrina, resolveu inovar e permitir a entrada de cães em uma sessão. A proposta é que donos e cachorros assistam juntos aos filmes em um horário especial, que acontece a…

deficiente_ABRE

Rede social conecta pessoas com deficiência

Milhares de teses de doutorado são feitas anualmente no mundo. Algumas conseguem, de fato, promover mudanças sociais. Esse é o caso da D+eficiência, uma rede social que é voltada a pessoas com deficiências e que foi objeto da tese de Fabiana Faleiros Santana Castro, professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP. A ideia…

solar_ABRE

Tecnologia limpa: entenda o que é

Cleantech, ou tecnologia limpa, é o conceito que define um conjunto de práticas ambientalmente amigáveis – também chamadas de  “verdes”. E, tais práticas não estão limitadas ao âmbito industrial ou empresarial, mas também podem – e devem – ser aplicadas no ambiente familiar. Um exemplo de como a cleantech adentra a vida residencial é o uso…

tecido_ABRE

Reaproveitamento de tecidos é foco de loja inovadora

Quem já teve o prazer de conviver no ambiente da costura, seja com aquela tia com sua máquina antiga ou mesmo com um alfaiate profissional, sabe que é difícil evitar a sobra de tecido – que acaba, cedo ou tarde, indo parar na lata do lixo. Mas será que o reaproveitamento dos retalhos é impossível? Pensando…

olhos_ABRE

Aplicativo conecta pessoas cegas a voluntários que enxergam

“Se eu tivesse olhos ao menos uma ou duas vezes por dia conseguiria fazer muitas coisas sozinho”. Ao ouvir esse comentário de um de seus alunos cegos no curso de culinária que ministrava na Danish Blind Society, o dinamarquês Hans Jørgen Wiberg teve uma ideia: criar um aplicativo que conectasse voluntários e pessoas cegas. Batizado…

team-spirit-2447163_1920

“Dê a mão ao México, levantemos juntos o país!”

Campanha para doação às vítimas do terremoto espera mobilizar o mundo todo

jucai_ABRE

Empreendedores criam sobremesa de “açaí” sustentável

Há mais de uma década que a até então pouco conhecido açaí caiu nas graças do brasileiro e se tornou frequente em suas refeições, seja como prato principal ou como uma deliciosa sobremesa. Mas se engana quem pensa que o frutinho roxo é o único gerado nas florestas do país. Foi com esse olhar curioso…

cerejeiras_ABRE

Imigrante presenteia cidade mineira com milhares de cerejeiras

Muitas vezes o plantio de árvores está ligado exclusivamente à melhoria do meio ambiente. Porém, em alguns casos, cultura e gratidão entram no pacote – como ocorreu no condomínio Morro do Chapéu, em Nova Lima, cidade localizada no estado de Minas Gerais. É lá que, há pelo menos 40 anos, o imigrante japonês naturalizado brasileiro…

celulares_ABRE

Startup transforma celulares usados para combater o desmatamento

Quem poderia imaginar que os milhares de aparelhos celulares descartados anualmente servem para combater o desmatamento em florestas brasileiras? A startup Rainforest Connection desenvolveu um projeto que vem colaborando com a fiscalização de habitats naturais na Ásia, África e América do Sul. Para isso, a Rainforest Connection idealizou um meio de utilizar celulares antigos abastecidos por energia solar para…

boto_ABRE

Botos e baleias são monitorados por projeto no Rio

Considerado pelos cientistas como um indicador de melhora ou piora ambiental na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, o boto-cinza é o principal foco de estudo do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua) da Faculdade de Oceanografia da UERJ. Com atividades que consistem principalmente em pesquisas no habitat natural dos cetáceos, o projeto também desenvolve…

londres_ABRE

Metrô de Londres retira gênero de anúncios

Com o intuito de fazer com que todos os passageiros se sintam bem-vindos, o metrô da cidade de Londres, na Inglaterra, anunciou que vai substituir expressões como “senhoras e senhores” por versões neutras, como “olá a todos”. A companhia de trens urbanos, uma das mais antigas do mundo, espera com isso atualizar o mais importante meio de transporte…

delivery

Delivery reverso leva alimentos doados a quem tem fome

Criado a partir de uma parceria da ONG Banco de Alimentos com a agência Grey, o Reverse Delivery tem como principal bandeira criar uma rede de solidariedade ao incentivar a doação de alimentos. O funcionamento é simples: ao fazer um pedido de entrega para um estabelecimento participante, o cliente é consultado sobre a possibilidade de doar…

juba

Movimento Juba Libre promove cortes de cabelo em lugares públicos

Inspirado pela ocupação cada vez maior do espaço público nas grandes cidades, o turismólogo Mairon Rangel decidiu investir na paixão por cortar cabelos e criou o Movimento Juba Libre, com o qual promove a valorização dos fios de cabelo nas ruas de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. É em locais como a Praça…

agulha_ABRE

Um coletivo para colorir o cinza de São Paulo

Criado no início de 2014 pela união de artistas, artesãs, arquitetos e cineastas, o Coletivo Agulha surgiu com uma missão clara: realizar intervenções na cidade de São Paulo usando como ferramentas o crochê e o tricô. A ideia é substituir o cinza típico de diversas áreas degradadas e esquecidas da capital paulista por cores mais…

aisha_ABRE

Menina paquistanesa quer ler um livro de cada país

Aisha Esbhani, uma paquistanesa de 13 anos residente em Karachi, cidade mais populosa do país, decidiu em 2016 que leria uma obra escrita em cada país do mundo. Se a inspiração veio da escritora britânica Ann Morgan, que leu 196 livros de países diferentes em um ano, a vontade surgiu quando a garota olhou para…

ensinando_ABRE

Plataformas estimulam troca gratuita de conhecimento

Nem sempre a vontade de aprender é suficiente. Muitas vezes, para adquirir conhecimento é necessário gastar dinheiro com cursos e instrutores – o que, em alguns casos, acaba por distanciar pessoas com problemas financeiros ou agendas incompatíveis. Para solucionar esse problema e promover a troca gratuita de experiências, algumas plataformas servem de ponte para quem quer…

vestido_ABRE

Brasileira cria vestidos de noiva de luxo com sacos de cimento

Só quem decide casar sabe o quão altos são os valores cobrados por vestidos luxuosos para noivas. E foi pensando exatamente nisso que a designer Iáskara Isadora, do alto de seus 26 anos, resolveu chacoalhar o mercado oferecendo peças de luxo a partir de R$ 3 mil. O segredo é simples: tudo é confeccionado utilizando…