atitude que MUDA

Alimentos

Mercado no Acre troca lixo reciclável por comida

Um mercado que aceita lixo reciclável como moeda de troca é a novidade em uma pequena comunidade do Acre. Chamado de TrocTroc, o mercado troca plástico e alumínio por alimentos, muitos deles produzidos pela população indígena local. O mercado fica no pequeno município de Marechal Thaumaturgo, localizado no interior do Acre, e sua abertura foi…

Chef Paola Carosella

Chef Paola Carosella dá curso para mulheres trans

A chef Paola Carosella participou, no final de 2017, de um projeto piloto para a formação profissional de mulheres trans e sua inserção no mercado de trabalho, em São Paulo. Durante três semanas, a chef comandou um curso de formação de ajudantes de cozinha voltado para um grupo de 23 travestis e transexuais. O curso…

Os benefícios do vinagre de maçã

Se engana quem pensa que o vinagre de maçã serve apenas para temperar a salada. Suas qualidades vão muito além do uso gastronômico. O líquido, que é feito a partir da fermentação alcoólica de um carboidrato seguida da fermentação secundária por ácido acético, possui qualidades medicinais citadas dede a antiguidade, como pelo estudioso grego Hipócrates.…

Pai faz filho com síndrome de Down voar em fotos

Pai faz criança com síndrome de Down conseguir voar

O fotógrafo e web designer Alan Lawrence, morador da cidade de Utah, nos Estados Unidos, quer mostrar que pessoas com síndrome de Down podem fazer tudo o que quiserem. Para isso, ele usou seus talentos para fazer próprio filho voar! Lawrence criou uma série de fotos nas quais o filho Wil aparece flutuando no ar…

Crochetando solidariedade

Um grupo de amigas de Petrópolis, região serrana do Rio, adaptou o velho ditado “de grão em grão a galinha enche o papo” e criou o próprio dizer: “de quadrado em quadrado a gente faz uma manta”. Durante uma aula de crochê, as 4 amigas tiveram a ideia de fazer mantas para aquecer idosos carentes…

Cascas de laranja salvam área desmatada

Há 20 anos, os ecologistas Daniel Janzen e Winnie Hallwachs fizeram uma proposta inusitada para a empresa de suco de laranja Del Oro, da Costa Rica. Em troca da doação de um terreno florestal, eles poderiam jogar fora todas as cascas de frutas usadas na produção em outro terreno, sem nenhum custo. O negócio foi fechado…

Robô feminista virtual incentiva debate sobre direitos das mulheres

Com o objetivo de divulgar informações, unir pessoas e promover mais debates sobre os direitos das mulheres, um grupo criou no Facebook uma robô virtual feminista. Chamada de Beta (ou Betânia), a robô interage com pessoas reais através do aplicativo de conversa da rede social e envia alertas sobre assuntos importantes relacionados ao tema, para…

Carnaval – 10 dicas para uma folia mais sustentável

Carnaval é, tradicionalmente, uma época de excessos. Excesso de consumo de álcool, de comida (aproveitando o feriado prolongado), de gastos, de barulho e por aí vai… Mas os tempos mudaram, e você pode cair na folia tomando atitudes mais conscientes do que no passado. Lembre-se de que menos é mais! O Muda Tudo fez uma…

Médica muda vida de paciente com simples gentileza

Esta vai para a série de bons exemplos. A médica Tainá Ruas divulgou em sua página do Facebook um relato que mostra como pouco pode significar muito e impactar de forma positiva a vida de outra pessoa. Durante uma visita domiciliar a uma idosa usuária do programa federal HiperDia, que acompanha casos de pacientes que sofrem…

Ponte Social: instituto conecta refugiados a empresas

"O mundo precisa de generosidade" (Nelson Domingues, co-fundador do Ponte Social) 

Amamentação. Foto Pixabay

Brasil é referência mundial em doação de leite materno

O Brasil recebeu da ONU o reconhecimento por ser referência mundial em aleitamento e doação de leite materno. No país, cerca de 41% das mães mantêm a amamentação exclusiva até os primeiros seis meses de vida do bebê, dobro dos Estados Unidos e Reino Unido. E, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), as brasileiras…

Projeto de inclusão social com pacientes psiquiátricos

Um dos primeiros espaços dedicados ao tratamento de doentes mentais do país, o Hospício dos Alienados, na Praia Vermelha, onde funciona o campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro, está promovendo um projeto de inclusão social que dá um bom exemplo. O Palácio Universitário, construído em estilo neoclássico,  está passando por reformas e, dentro do…

kiteiras danone

Projeto brasileiro de trabalho para mulheres é case de sucesso em Nova York

Melhorar a qualidade de vida de mulheres de baixa renda oferecendo a elas treinamento e trabalho é o objetivo do projeto Kiteiras. No programa, mulheres recebem instrução, treinamento e acompanhamento para vender alimentos de porta em porta e, com isso, garantir o sustento próprio e da família. O Kiteiras é uma iniciativa da Danone e do…

Direitos Humanos devem guiar ano de campanha eleitoral

Relatório Mundial de Direitos Humanos propõe amplo debate sobre segurança pública no Brasil

Shoppings de SP terão fraldários acessíveis a homens

Reivindicação de pais por igualdade ganha atenção também em Nova York e Califórnia.

Paquistanesa de 10 anos cria negócio a partir do lixo

As Zeebags de Zymal Umer já ganharam prêmios no Paquistão, na Arábia Saudita e nos Estados Unidos.

Indiano ensina crianças pobres embaixo de viaduto

Não é apenas no Brasil que o direito à educação é privilégio de poucos. Em outras nações emergentes, como a Índia, muitas crianças não têm acesso à escola. E foi isso que motivou Rajesh Kumar Sharma a tomar uma atitude. Após sofrer problemas financeiros e largar a faculdade, ele decidiu usar seu tempo livre para reunir professores para ensinar…

Dia de doar

Incentivar a cultura da doação: esse é o objetivo da campanha #diadedoar, comemorado hoje, 28 de novembro. O #diadedoar foi realizado pela primeira vez no Brasil em 2013. O movimento começou nos Estados Unidos, um ano antes, criado pela organização novaiorquina 92Y.org e de lá para cá virou uma campanha mundial, em mais de 40…

“Consciência Negra é respeito todos os dias”

Estudante de relações internacionais chama a atenção para o país negro

Empresária transforma vida de mulheres com bordado

Foi trabalhando como assistente social no Distrito Federal, em 2003, que a tocantinense Katia Ferreira percebeu que havia chegado a hora de ajudar os outros e construir um legado. Na humilde São Sebastião, cidade-satélite de Brasília, ela se deparou com um pequeno grupo de mulheres bordadeiras que trabalhavam com panos de prato. A visão deu…