atitude que MUDA

delivery

Delivery reverso leva alimentos doados a quem tem fome

Criado a partir de uma parceria da ONG Banco de Alimentos com a agência Grey, o Reverse Delivery tem como principal bandeira criar uma rede de solidariedade ao incentivar a doação de alimentos. O funcionamento é simples: ao fazer um pedido de entrega para um estabelecimento participante, o cliente é consultado sobre a possibilidade de doar…

juba

Movimento Juba Libre promove cortes de cabelo em lugares públicos

Inspirado pela ocupação cada vez maior do espaço público nas grandes cidades, o turismólogo Mairon Rangel decidiu investir na paixão por cortar cabelos e criou o Movimento Juba Libre, com o qual promove a valorização dos fios de cabelo nas ruas de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. É em locais como a Praça…

agulha_ABRE

Um coletivo para colorir o cinza de São Paulo

Criado no início de 2014 pela união de artistas, artesãs, arquitetos e cineastas, o Coletivo Agulha surgiu com uma missão clara: realizar intervenções na cidade de São Paulo usando como ferramentas o crochê e o tricô. A ideia é substituir o cinza típico de diversas áreas degradadas e esquecidas da capital paulista por cores mais…

aisha_ABRE

Menina paquistanesa quer ler um livro de cada país

Aisha Esbhani, uma paquistanesa de 13 anos residente em Karachi, cidade mais populosa do país, decidiu em 2016 que leria uma obra escrita em cada país do mundo. Se a inspiração veio da escritora britânica Ann Morgan, que leu 196 livros de países diferentes em um ano, a vontade surgiu quando a garota olhou para…

ensinando_ABRE

Plataformas estimulam troca gratuita de conhecimento

Nem sempre a vontade de aprender é suficiente. Muitas vezes, para adquirir conhecimento é necessário gastar dinheiro com cursos e instrutores – o que, em alguns casos, acaba por distanciar pessoas com problemas financeiros ou agendas incompatíveis. Para solucionar esse problema e promover a troca gratuita de experiências, algumas plataformas servem de ponte para quem quer…

vestido_ABRE

Brasileira cria vestidos de noiva de luxo com sacos de cimento

Só quem decide casar sabe o quão altos são os valores cobrados por vestidos luxuosos para noivas. E foi pensando exatamente nisso que a designer Iáskara Isadora, do alto de seus 26 anos, resolveu chacoalhar o mercado oferecendo peças de luxo a partir de R$ 3 mil. O segredo é simples: tudo é confeccionado utilizando…

praia_vermelhaABRE

Mergulhadores criam projeto de limpeza de praias

Infelizmente nem todas as pessoas respeitam a limpeza das praias e dos mares, deixando que o lixo contamine os oceanos e prejudicando a delicada harmonia dos biomas marinhos. Foi esse problema que estimulou um grupo de mergulhadores a criar o Projeto Verde Mar, iniciativa que realiza ações de vigilância ambiental marinha no Brasil e investe…

alexandre_abre

Brasileiro viaja o mundo plantando árvores nativas

Viajar é o maior sonho de consumo dos brasileiros, de acordo com uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em conjunto com o portal de educação financeira Meu Bolso Feliz. Mas há quem, além de viajar, aproveite o passeio para colaborar com o meio ambiente. Esse é o caso do brasileiro…

telhado_ABRE

Escola usa telhado verde para ensinar consciência ambiental

Tudo começou no ano de 2003 em Greenwich Village, dentro da ilha de Manhattan, em Nova York. Foi lá, no topo de uma escola pública, que a mãe de alunos Vicki Sando decidiu montar um telhado verde solar para ensinar aos filhos consciência ambiental. Foram dez anos até que as placas de captação de energia…

crua_ABRE

Marca transforma pedaços de madeira em acessórios de moda

Imagine quantas sobras de madeira não são desperdiçadas diariamente em marcenarias, ateliês e jogadas no lixo? Foi com isso em mente que a designer de moda e diretora de arte Germana Lópes criou a CRUA, marca de acessórios que aplica inúmeras possibilidades de transformação em objetos de madeira descartados. Após coletar pequenos pedaços de madeiras…

medalha_ABRE

Tóquio inova com medalhas olímpicas feitas com lixo eletrônico

Os jogos olímpicos de Tóquio de 2020 prometem revolucionar a forma como os eventos esportivos são feitos. Prova disso está no anúncio feito pela organização ao Comitê Olímpico Internacional, que propõem a criação de medalhas da competição feita com lixo eletrônico. A ideia surgiu com base na realidade do próprio país, que quase não produz…

vivienne_ABRE

“Não comprem nada”, diz a estilista Vivienne Westwood

Conhecida como a primeira-dama do punk inglês, a estilista Vivienne Westwood fez um apelo aos consumidores para que “não comprem nada” – um avanço no seu antigo ditado sustentável, que pregava o “compre menos, escolha melhor e faça durar”. A nova mentalidade foi divulgada durante sua passagem pelo festival de moda e cultura Bread &…

copo_ABRE

Repensando o uso do plástico no dia a dia

O plástico está em todo lugar. E é quase impossível passar um dia sem fazer uso de alguma coisa feita com ele. Mas, se pararmos para pensar, é fácil chegar à conclusão de que existem muitos objetos que podem facilmente ficar de lado e, dessa forma, colaborar para a melhora do meio ambiente. Um dos…

mochila_ABRE

Marca produz mochilas feitas de folhas de abacaxi

Na cola de outras iniciativas sustentáveis, a marca Tripty lançou uma série de mochilas feitas com folhas de abacaxi e de algodão orgânico cultivados por moradores de pequenas comunidades em Bangladesh. Além do efeito ecológico, seus idealizadores, Luke Swanson e Brooke McEver, intencionalmente se opuseram à triste realidade do país asiático, que acumula denúncias de…

fossa_ABRE

Governo adota fossa sustentável da Embrapa

Um dos maiores desafios do saneamento básico no Brasil está na área rural, onde vivem cerca de 29,8 milhões de habitantes – dos quais apenas 22% têm acesso a serviços adequados de saneamento, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – PNAD 2013). Por conta disso, o governo reconheceu na…

torneira_ABRE

Estudante inventa torneira fashion que economiza água

Pensar em uma solução para a economia de água já é em si um enorme desafio. Conseguir fazer isso e ainda criar um produto mais bonito que o convencional é, sem dúvida, uma grande vitória. E foi isso que fez o estudante londrino de design Simin Qiu. Aluno da renomada escola de artes Royal College…

cheran_ABRE

Como as mulheres expulsaram policiais, políticos e traficantes de Cherán

O ano era 2011 e nada ia bem na cidadezinha de Cherán, no estado de Michoacán, no México. O lugar, ocupado majoritariamente pela população indígena da tribo Purepecha, era alvo da ação de traficantes que, com anuência de políticos e policiais locais, arrancavam árvores da floresta, comprometendo fauna e flora. Além disso, criminosos mascarados, aliados…

avo ABRE

Projeto em Lisboa coloca avós no hype da moda

Quem diria que os bordados das avós poderiam chegar à vanguarda do mundo da moda? Apostando nisso, a designer Susana António e o psicólogo Ângelo Campota criaram o projeto A Avó Veio Trabalhar e reúnem, em Lisboa, mulheres acima dos 65 anos com foco na produção de objetos de design. Tocados com a questão da ocupação do tempo…

parque_ABRE

Recife inaugura parque para crianças com necessidades especiais

As crianças cadeirantes ou com qualquer outro tipo de deficiência do Recife já têm um lugar para brincar: o Anna Laura Parques Para Todos (ALPAPATO), primeiro parque infantil totalmente inclusivo da cidade, inaugurado no Parque Santana, na Zona Norte. Desenvolvido com base nas doações de equipamentos acessíveis do projeto Anna Laura Parque Para Todos, o…

feira_ABRE

Feirantes tentam reverter desperdício de alimentos

De acordo com um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam alimentos no mundo, tendo 30% da sua produção jogada diariamente no lixo – um montante capaz de alimentar uma população de 10 milhões de pessoas. Cientes de tamanho desperdício, feirantes de Volta Redonda, no…

restaurante_ABRE

Restaurante em Madri oferece jantar para moradores de rua

Quem conhece a história de Robin Hood, o famoso ladrão inglês que ficou conhecido por roubar dos ricos para dar aos pobres, vai entender a razão de o nome ter sido utilizado para batizar um pitoresco restaurante em Madri, na Espanha. Inaugurado em dezembro do ano passado por Ángel García Rodríguez, o estabelecimento tem como…