O ser humano, de forma geral, tem como hábito reclamar e valorizar o que está ruim. Você já percebeu como, sem querer, vira e mexe está se enquadrando nesse padrão? Que tal mudar de atitude? Ok, ninguém vai resolver todos os problemas do planeta sozinho mas, inserindo essas pequenas ações no seu dia a dia, certamente você estará fazendo sua parte.

1. Compartilhe coisas positivas
Não precisa ser a Pollyanna, da Eleanor H. Porter, mas espalhar notícia boa pode ser bem mais divertido do que espalhar desgraça. Quer inspirações? A coluna “Good News“, do Huffington Post é um bom começo. Sites que adoramos, como o Daily Good e o Positive News, também são fontes imperdíveis para fugir do abismo.

2. Plante um jardim
Você vai se surpreender como o verde das plantas e o colorido das flores pode mudar sua energia! Se você mora em lugares secos e quentes, opte pelos cactus. Se você não tem espaço, lance mão de um vasinho. Se você não tem tempo, compartilhe um jardim com vizinhos.

3. Medite, respire, pare
Ao menos 10 minutos por dia, pare tudo, desligue-se do celular, das redes sociais, da agenda, das tarefas e respire. Aproveite para meditar, deixar a mente viajar um pouco sem qualquer preocupação. Meditar não é religião, não precisa ser associada a cantos de mantras. É simplesmente uma prática de relaxamento, de carregar seu corpo e sua mente com uma energia pura, é se livrar do stress. Certamente você será uma pessoa mais centrada e com mais bom senso. Fundamental para vida em comunidade.

4. Fale e aja
Teorias e posicionamentos sem ação se perdem no ar. Por isso, deixe sua voz ser ouvida. Ela pode gerar um profundo impacto.

5. Ajude a limpar o ambiente
Você cuida do seu lixo, faz coleta seletiva. Está na hora de ensinar outras pessoas a fazerem o mesmo. Um parente, um amigo, ou até uma pessoa que você vê jogando papel na rua. Também é bacana se informar sobre eventos de limpeza em praias (aqui tem informações) e praças da sua cidade. São divertidos e gratificantes.

6. Valorize a água
O bem mais importante do planeta! Estude cada vez mais formas de economizar o consumo e lute contra a poluição.

7. Reveja seus hábitos alimentares
Comer bem e de forma saudável envolve uma cadeia muito mais importante do que simplesmente o radicalismo das modinhas ou da boa forma. Optar por alimentos mais naturais contribui para a diminuição de doenças e, na outra ponta, com a economia de pequenos agricultores e com a diminuição de agentes poluidores, que infestam as comidas industrializadas.
Seja inteligente nas escolhas, sem necessariamente ter que ser radical. Tudo é uma questão de bom senso.

8. Informe-se sobre o que você veste
Existe um movimento mundial, o Fashion Revolution Day, que estimula os consumidores a pesquisar a origem das roupas antes da compra. A ideia é cortar do mapa marcas que insistem em explorar trabalho escravo, principalmente no Oriente, e usar produtos altamente poluentes na confecção das peças.  Aqui você acessa a página do Brasil, que tem várias informações de como se engajar.

9. Seja voluntário
De qualquer coisa, em qualquer tempo, para qualquer pessoa. Alguns minutos dedicados a alguém já são suficientes para mudar uma vida.

10. Seja do bem
Tente ver o melhor das pessoas e dê sempre o seu melhor para elas. Um sorriso, uma palavra doce, uma mão estendida pode fazer milagres no seu dia e no do próximo. E esse efeito é como dominó, de um para um, que no final se tornam muitos.

Dá uma olhada nesse vídeo abaixo. É mais ou menos por ai. 🙂