Conheça aplicativos para meditar em qualquer lugar

Trabalho, família, amigos, redes sociais, notícias, afazeres domésticos … Diariamente temos que lidar com milhares de informações que brigam por nossa atenção e, nessa rotina corrida, começar a meditar parece algo fora do alcance.

A meditação, no entanto, exige poucos minutos do dia e traz um grande número de benefícios. Atualmente é comprovado que a meditação pode ajudar a controlar problemas como ansiedade, depressão, dores crônicas e melhorar o sono. Além disso, ajuda a controlar a pressão arterial e diminui a frequência cardíaca.

Especialistas também defendem que meditar pode aumentar a sensação de felicidade. Richard Davidson, professor de psiquiatria e psicologia dos Estados Unidos, conduz há anos estudos que investigam o efeito da meditação no cérebro por meio de imagens de ressonância magnética e afirma que direcionar meditação para bons sentimentos é capaz de mudar a forma como o cérebro funciona. Com isso, quem se dedica a essa prática consegue desenvolver a capacidade de ser mais feliz e ter mais empatia e compaixão.

Hoje quem quer aprender a meditar tem na tecnologia um grande aliado. Já existem diversos aplicativos para meditar gratuitos e pagos criados para ajudar qualquer pessoa conhecer e treinar a meditação. Conheça abaixo alguns dos apps disponíveis e escolha o que mais combina com você.

Aplicativo Medite-se tem interface simples e fácil de usar. Foto Divulgação

Medite-se

App brasileiro, todo em português, apresenta-se como uma introdução à meditação de forma simples e com uma interface fácil de compreender. Oferece diferentes tipos de meditação que, além de serem guiadas pela voz, são também acompanhadas de uma trilha sonora calma.

5 Minutos, Eu Medito

Também em português, esse aplicativo gratuito propõe apenas cinco minutos de meditação por dia com guia, música e lembrete no horário programado. Foi desenvolvido pela ONG Mãos Sem Fronteira, organização internacional que promove o bem-estar físico, emocional e mental pela Estimulação Neural.

Medita!

Esse aplicativo para meditar oferece oito meditações gratuitas – uma de cada tema disponível – e mais de 100 para quem faz a assinatura mensal. Entre os temas disponíveis estão mindfulness, meditações essenciais e insights & reflexões, além de conteúdo ligado à espiritualidade, como orações.

Insight Timer

Esse aplicativo em inglês possui uma vasta gama de meditações gratuitas, com mais de oito mil possibilidades, e mais de mil músicas para acompanhar. É possível personalizar o tempo de meditação e entrar em contato com outras pessoas que também utilizem o app como em uma rede social.

App Headsapce traz animações que ajudam a entender como funciona a meditação. Foto Divulgação

Headspace

Todo em inglês, esse aplicativo é muito simples de usar e de acompanhar e traz, além das meditações guiadas, animações que explicam como o cérebro funciona e como a meditação pode ajudar. As dez primeiras sessões são gratuitas e, para acessar o restante do conteúdo, é preciso fazer uma assinatura.

Leia também:

Nômade digital ensina crianças a meditar