Brasileira cria vestidos de noiva de luxo com sacos de cimento

Só quem decide casar sabe o quão altos são os valores cobrados por vestidos luxuosos para noivas. E foi pensando exatamente nisso que a designer Iáskara Isadora, do alto de seus 26 anos, resolveu chacoalhar o mercado oferecendo peças de luxo a partir de R$ 3 mil.

O segredo é simples: tudo é confeccionado utilizando apenas sacos de cimento e fibras de bananeira reciclados. Uma ideia desenvolvida pela jovem ainda na faculdade. E cujo resultado, contrariando qualquer primeira impressão, é belíssimo.

Vestido confeccionado apenas sacos de cimento e fibras de bananeira.
Vestido confeccionado apenas sacos de cimento e fibras de bananeira. Foto divulgação.

Tudo começa com a lavagem dos sacos de cimento, que são transformados em pasta após serem rasgados e batidos em um liquidificador industrial. Depois, visando garantir a resistência do tecido, são acrescidas as fibras de bananeira, que de acordo com a peça podem ser descoloridas e tingidas naturalmente.

Cada vestido de noiva é feito de maneira artesanal, com a própria estilista desenhando cada detalhe das peças antes de secá-las. Entre os próximos planos de Iáskara, que comercializa as peças em seu website, está o acréscimo de resina de bananeira à mistura, garantindo que o tecido seja 100% impermeável.

Cada vestido de noiva sustentável é feito de forma artesanal.
Cada vestido de noiva sustentável é feito de forma artesanal. Foto divulgação.