Um grupo de cinco jovens fotógrafos de São Paulo quer mudar a visão que as pessoas têm da periferia da cidade e quebrar estereótipos. Para isso, eles se uniram em torno do projeto DiCampana Foto Coletivo, para criar um banco de imagens com olhares diferentes para os bairros mais afastados do centro.

Segundo o coletivo, a mídia reforça clichês na hora de retratar periferias e vem fazendo isso da mesma forma há décadas. Para combater essa visão única, o coletivo irá produzir imagens retratando o dia a dia da periferia de forma mais próxima e introspectiva.

periferia de sao paulo retratada de forma diferente

Imagem do coletivo DiCampana. Foto de divulgação

O coletivo é formado pelos fotógrafos gSé Silva, José Cícero da Silva, Léu Brito, Naná Prudêncio Zalika e Weslley Tadeu.

imagens da periferia sem estereotipos

Imagem do coletivo DiCampana. Foto de divulgação

Diversos bairros de São Paulo já foram registrados pelos fotógrafos, como Jardim Ângela, Capão Redondo, Campo Limpo e Brasilândia, alguns deles conhecidos apenas pelo viés da violência, da pobreza e da exclusão. As primeiras imagens estão sendo distribuídas gratuitamente a veículos de comunicação alternativos e a iniciativas sócio culturais. Algumas imagens podem ser vistas na página oficial no Facebook e no Flickr.

Imagem do coletivo DiCampana. Foto de divulgação