Estudante de 10 anos transforma paixão por leitura em biblioteca

A estudante Kaciane Caroline Marques, moradora da cidade de São José do Rio Preto (interior de São Paulo), decidiu, aos 10 anos de idade, transformar sua paixão pela leitura em ação. Com o apoio da família, a menina usou um pequeno cômodo no fundo de casa para montar uma biblioteca, que hoje conta com cerca de 5.000 títulos.

Leitora voraz desde muito cedo, Kaciane se encantou com a biblioteca da escola aos 7 anos. Logo começou a alimentar o sonho de ter a sua própria biblioteca e a vontade aumentou quando ela se mudou, com a família, para um bairro pobre da cidade, carente de lazer e cultura.

A estudante, então, postou um vídeo na internet contando seu plano e pedindo doações de livros. O apelo viralizou e, além de resultar na arrecadação de centenas de títulos, chegou a um empresário da cidade que doou a estrutura necessária para colocar a biblioteca em funcionamento.

Kaciane Caroline Marques em sua biblioteca. Foto de divulgação

A Biblioteca Formando Leitores foi inaugurada em 2015 e, ali, Kaciane atende a população local no período em que não está na escola. Para ela, a estrutura simples, com passagem obrigatória pela cozinha da família, não tira o brilho do sonho realizado e inspira novos planos.

Ainda este ano, a estudante lança seu primeiro livro, “Tanto Faz ou Qualquer Coisa”, com crônicas sobre sua vida. Além disso, quer criar uma biblioteca itinerante, a Kombiteca, para atender moradores de outros bairros.

Antenada com seu tempo, Kaciane possui perfil no Facebook e canal próprio no Youtube, no qual posta vídeos para atrair seguidores e doações. Para saber mais sobre seus projetos, acesse a página oficial no Facebook