Descarte correto de óleo de cozinha evita poluição das águas

Na música Aquele Abraço,  Gilberto Gil canta, “O Rio de Janeiro continua lindo…” O compositor baiano, com sua genial poesia, encontrou um jeito de dizer que apesar de todos os problemas, a cidade continua maravilhosa em sua essência e com suas belezas naturais.  E no verão, o Rio fica ainda mais exuberante, atraindo milhares de pessoas às praias em busca de um refrescante banho de mar. Mas por trás deste cenário tão atrativo, há uma realidade que faz a cidade carioca perder todo seu encanto. Mais de 10 praias do Rio de Janeiro são consideradas regularmente impróprias para o banho. O nível de poluição das águas é alto sobretudo por causa do despejo de esgoto doméstico e dos resíduos industriais jogados no mar, principalmente na Baía de Guanabara.

Reprodução: internet

Muitos usam e abusam da Cidade Maravilhosa espalhando lixo e até mesmo poluindo de dentro da própria casa. Os detergentes e óleos de cozinha estão entre os produtos que mais poluem rios, lagos e mares. Por isso a reciclagem do óleo vegetal é tão fundamental no combate a poluição das águas. E assim como surgem cada vez mais empresas de coleta de lixo, também existem aquelas voltadas para a coleta do óleo. A Grande Rio é uma delas.  Especializada em reciclagem ambiental, a empresa coleta o óleo de cozinha e o transforma em sabão biodegradável. O óleo é colocado em garrafas Pet, também coletadas pela empresa, que por sua vez são transformadas em matéria prima para embalagens de produtos de limpeza.

Reprodução: internet

Mas não basta coletar resíduos. A ação que pode fazer a diferença na diminuição de resíduos no meio ambiente é a conscientização da sociedade. Pensando nisso, em 2009, a Grande Rio iniciou um programa de educação ambiental para a coleta e reciclagem do óleo de cozinha usado. A empresa promove eventos para levar à população todo o conhecimento sobre o descarte correto do resíduo. Agora no verão, o Carioca Shopping foi um dos locais escolhidos para receber uma campanha de conscientização da reciclagem do óleo de fritura.

 
Reprodução: internet
Você sabia que quando descartado indevidamente, o óleo de cozinha pode poluir até 1 milhão de litros de água? Pensando nisso, nós do Carioca Shopping em parceria com a empresa Grande Rio Ambiental, promoveremos nos dias 5 e 6, de 14h às 22h, um evento sobre a importância do descarte correto deste resíduo! Venha participar! Vamos começar 2017 com pensamento consciente!
 
A Grande Rio tem vários pontos de coleta espalhados pelo Rio de Janeiro. Os locais estão disponibilizados no site da empresa.
Reprodução: internet
Mas  dependendo da quantidade,  a empresa também recolhe o óleo no local indicado. Para mais informações, seguem os contatos da empresa:  0800 2823 776, 21-2765-9555 ou whatsapp 97138-4229