Grife brasileira aposta na moda cruelty free

Vegana de corpo e alma, a estilista e designer Mariana Iacia conseguiu imprimir no processo de composição das roupas e acessórios de sua grife, a Svetlana, suas convicções – um exemplo a ser seguido por outras marcas brasileiras.

“Não utilizamos couro, camurça, pele e nem seda. E nada testado em animais”, explica a estilista, que trabalhou para grandes nomes da moda como Alberta Ferretti, Moschino e Jean Paul Gaultier, mas que afirma ter se encontrado na Stella McCartney, marca famosa pela não utilização de nenhum material derivado de animais.

Estampas ecológicas da grife Svetlana
Estampas ecológicas da grife Svetlana. Foto de divulgação.

Com um nome pra lá de exótico, inspirado em um álbum de fotos comprado em um sebo de Nova York, que pertencia a uma mulher chamada Svetlana Vladisavljevic, a grife opera tanto com o lançamento de coleções completas como com peças únicas – geralmente formadas por estampas kitsch.

Atualmente a Svetlana possui a certificação da Sociedade Vegana Brasileira e do Sebrae. Suas roupas podem ser encontradas em Ipanema, no Rio de Janeiro, e também pelo mundo, como nas cadeias americanas Anthropologie, Woodstock Supply e NMKV.