Idosos criam condomínios para envelhecer juntos

Um grupo de idosos na Espanha decidiu criar um condomínio especial para que pudessem envelhecer juntos, inspirando diversas iniciativas em outros cantos do país.

Os empreendimentos contam com os serviços semelhantes aos de um asilo tradicional, mas são controlados pelos próprios moradores e todas as regras são criadas por eles, seguindo um modelo de autogestão.

O primeiro projeto, chamado Convivir (conviver, em português), começou na cidade de Cuenca, a partir da amizade de Víctor Gómez e Cruz Roldán, que decidiram envelhecer em meio a pessoas da sua idade, mas sem abrir mão da independência e de serem os únicos responsáveis pelas decisões sobre o  seu dia a dia.

Autogestao em asilos-condominios na Espanha
Condomínio para idosos na Espanha seguem modelos de autogestão. Foto de divulgação.

Tarefas do dia a dia são compartilhadas, incentivando todos a se manterem ativos. Os condomínios contam ainda com aulas, como artes ou ginástica, oferecidas pelos próprios moradores.

Os quartos possuem facilidades, como banheiros geriátricos e botões de emergência, transmitindo mais segurança aos familiares e aos próprios moradores.

Hoje a Espanha já possui oito condomínios que seguem o modelo de autogestão.