Londres faz campanha contra garrafas de plástico

A cidade de Londres vai espalhar bebedouros e fontes de água potável por toda a cidade para diminuir o descarte de garrafas de plástico de único uso. O plano audacioso quer acabar com o hábito de comprar garrafas de água descartáveis na Inglaterra, começando pela capital.

A iniciativa faz parte de um projeto do prefeito Sadiq Khan e terá início ainda este ano, com a instalação de 20 pontos de água potável pela cidade, nos quais moradores da cidade e turistas poderão encher gratuitamente suas garrafas reutilizáveis.

Além disso, a prefeitura vai incentivar empresas e comércio a disponibilizar locais onde o público poderá reabastecer suas garrafas, também sem custo. Restaurantes, bares e cafés que aderirem ao projeto poderão sinalizar em seu exterior que qualquer pessoa pode entrar no local para completar suas garrafas.

Fontes de água instaladas no Borough Market, em Londres. Foto Divulgação

Esses pontos serão reunidos em um aplicativo de celular, que poderá ser consultado por qualquer pessoa sempre que sua garrafa ficar vazia.

O projeto será colocado em prática em parceria com a Zoological Society of London, que fornecerá os bebedouros e fontes e ficará responsável por analisar se o plano realmente está reduzindo a quantidade de garrafas de plástico descartado no lixo da cidade.

No primeiro semestre de 2017, um comitê alertou o prefeito de Londres de que o descarte de itens de plástico usados apenas uma vez estava fora de controle na capital, e que medidas urgentes eram necessárias para reverter a situação.

Visitante do Borough Market, em Londres, enche sua garrafa de água. Foto Divulgação

O comitê revelou que a população de Londres e seus visitantes jogavam fora 7.7 bilhões de garrafas plásticas por ano, e apenas 32% desse material era reciclado. Outro estudo apontou que 10% do lixo encontrado no rio Tâmisa, que cruza a capital, era de material plástico.

A instalação de fontes e bebedouros pela cidade não é uma ideia nova na capital inglesa. Em 2017, o Borough Market (um dos principais mercados de rua de Londres) inaugurou três fontes de água potável em seus arredores e realizou uma campanha para incentivar as pessoas a não comprar garrafas descartáveis.

Repensando o uso do plástico no dia a dia