Menina de 11 anos dá aulas a outras crianças no Recife

Steffany Rafaelly da Silva tem apenas 11 anos, mas, por iniciativa própria, dá aulas a outras crianças pelas ruas da comunidade carente Roda de Fogo, no Recife. A menina, que sonha em ser professora, tornou-se um exemplo de dedicação no bairro e ganhou o apoio de amigos e vizinhos.

Todos os dias, Steffany reúne crianças mais novas do que ela em algum beco da comunidade e se dispõe a ensinar a elas tudo o que sabe, por entre varais de roupa lavada e focos de esgoto a céu aberto.

Steffany Rafaelly da Silva dá aulas nas ruas de sua comunidade. Foto Jornal do Commercio
Steffany Rafaelly da Silva dá aulas nas ruas de sua comunidade. Foto Jornal do Commercio

Para assistir às aulas, as crianças se sentam no chão com cadernos e livros apoiados no colo. A professora explica matérias, lê histórias, tira dúvidas e passa exercícios. A atividade só é cancelada quando chove, por falta de local coberto para a reunião.

Steffany começou como aluna nas ruas da comunidade, brincando de escolinha com uma amiga mais velha. Quando sua companheira se mudou, ela decidiu reunir outras crianças e assumir a função de repassar a elas seu conhecimento e incentivar os estudos.

A menina mora em Roda de Fogo com a mãe, em uma casa de um único cômodo, e prepara as aulas em sua cama. Seu sonho no momento é ter um espaço fechado para suas aulas, onde possa também guardar o material didático que produz e imprime com a ajuda da lanhouse local.

Os moradores do bairro admiram Steffany e ajudam como podem a manter seu projeto funcionando. Quem tem condições, contribui para a compra de material e, em datas especiais como Natal e Dia das Crianças, colabora com uma pequena quantia em dinheiro para comprar guloseimas para as crianças. Unida, a comunidade alimenta o sonho de Steffany e se renova com sua inspiração.

Leia também:

Estudante de 10 anos transforma paixão por leitura em biblioteca