Mercado no Acre troca lixo reciclável por comida

Um mercado que aceita lixo reciclável como moeda de troca é a novidade em uma pequena comunidade do Acre. Chamado de TrocTroc, o mercado troca plástico e alumínio por alimentos, muitos deles produzidos pela população indígena local.

Mercado TrocTroc, no Acre, troca plástica e alumínio por alimentos. Foto Divulgação

O mercado fica no pequeno município de Marechal Thaumaturgo, localizado no interior do Acre, e sua abertura foi uma iniciativa da fundação belga House of Indians, que atua em parceria com os índios da região, e de Benki Pianco, chefe espiritual da tribo Ashaninka.

Os índios da tribo são responsáveis por fornecer diversos produtos comercializados ali, como frutas, legumes, verduras, arroz, feijão e artesanato.

No TrocTroc são aceitos materiais como garrafas de plástico e latas de alumínio. Cada quilo de lixo reciclável vale R$ 0,50 na compra de alimentos, e, se esse material estiver limpo e as latas e garrafas já estiverem amassadas, o cliente ganha um bônus de 20%.

Mercado TrocTroc, no Acre, também vende artesanato da tribo Ashaninka. Foto Divulgação

O destino do material recolhido pelo mercado é a capital do Acre, Rio Branco, local onde é reciclado e o dinheiro arrecadado é para ser  revertido para o desenvolvimento de Marechal Thaumaturgo.

Para os responsáveis pela iniciativa, o mercado vai ajudar a aumentar a conscientização da população da cidade e arredores em relação à reciclagem, fortalecer a economia local e contribuir para a preservação do meio ambiente da região. Além disso, vai dar para a população carente local um maior acesso a alimentos frescos.

Para a organização House of Indians Foundation, é essencial envolver a população indígena na preservação da Amazônia. Os envolvidos no projeto têm como meta expandir a ideia para outros pontos da região amazônica, levando a conscientização para mais moradores locais e diminuindo a quantidade de plástico e alumínio descartado na floresta e em seus rios.

Leia também em Muda Tudo:

Suécia cria o primeiro shopping do mundo dedicado a produtos usados