Projeto une universitários sem moradia e idosos solitários

Um projeto na Holanda está incentivando universitários e idosos a compartilharem a mesma casa, trocando experiências e convivendo em um ambiente de diversidade e interação. A ideia partiu da rede de serviços sociais Humanitas, na cidade de Deventer, com o objetivo de oferecer moradia a estudantes que, em troca, precisam apenas passar algum tempo com os idosos que também residem no local.

O custo com moradia nos arredores das universidades representa o principal gasto dos universitários da Holanda. Percebendo essa dificuldade, a Humanitas ofereceu aos estudantes a oportunidade de morar no local sem custo. Em troca, eles passam 30 horas por mês interagindo com os idosos e ajudando a cuidar deles.

O projeto também ajudou a baixar os gastos com funcionários de asilos e, consequentemente, o custo da moradia para os idosos.

jovens e idosos convivem em casas de repouso
Idosos convivem com estudantes universitários em casa de repouso na Holanda. Foto de divulgação

Entre as atividades dos estudantes está ensinar seus companheiros de casa a usar o computador e navegar na internet. Por sua vez, a interação com os estudantes diminui a solidão e ajuda a melhorar a saúde e a qualidade de vida dos residentes mais velhos.

O modelo foi lançado na casa Humanitas em 2012 e já inspirou outras casas de repouso a seguir seu exemplo. O projeto já foi reproduzido em outros asilos da Holanda, da França e dos Estados Unidos.