Recife inaugura parque para crianças com necessidades especiais

As crianças cadeirantes ou com qualquer outro tipo de deficiência do Recife já têm um lugar para brincar: o Anna Laura Parques Para Todos (ALPAPATO), primeiro parque infantil totalmente inclusivo da cidade, inaugurado no Parque Santana, na Zona Norte.

Desenvolvido com base nas doações de equipamentos acessíveis do projeto Anna Laura Parque Para Todos, o parque é parte de uma campanha de difusão de um novo conceito de acessibilidade social.

O balanço para cadeira de rodas do parque Anna Laura Parques Para Todos, no Recife.
O balanço para cadeira de rodas do parque Anna Laura Parques Para Todos, no Recife. Foto: reprodução.

Entre os sete brinquedos adequados para atender crianças portadoras de diversos tipos de deficiências, como visual, física e cognitiva, destacam-se o balanço para cadeira de rodas, o girassol sobre molas e os painéis de xilofone, ábaco e pictograma – todos feitos em materiais ecologicamente corretos, com objetivo de propiciar a troca de experiências entre crianças com e sem deficiência.

Criado por Rodolfo e Cláudia Fischer, o projeto tem como meta criar quatro parques acessíveis anualmente em várias cidades do país. Entre os parques já doados estão o da AACD da Moóca, em São Paulo, e o da APAE Araraquara.