Sustentabilidade no mundo pet

A preocupação com sustentabilidade e alimentação com menos químicos e agrotóxicos chegou ao mercado pet brasileiro. Pequenas empresas nacionais estão apostando em produtos feitos com material reciclável e biodegradáveis, além de alimentos e petiscos feitos com ingredientes orgânicos para melhorar a saúde dos cães e gatos.

O Brasil possui atualmente o mercado pet com 3º maior faturamento do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e d0 Reino Unido, e é o 4º do mundo em população total de animais de estimação, segundo dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação). De acordo com o levantamento mais recente do IBGE, os brasileiros possuem 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos.

Van Pet Bamboo com produtos sustentáveis para cães e gatos. Foto Divulgação

Buscando oferecer para esse público produtos mais sustentáveis, começam a surgir marcas que oferecem alternativas focadas no meio ambiente.

Em São Paulo, a empresária Petra Shie criou a Pet Bamboo, marca eco-friendly de artigos para cães e gatos. O negócio foi lançado primeiramente como e-commerce e atualmente roda por diversas cidades em uma van, que leva os produtos a eventos para diversos públicos.

A Pet Bamboo comercializa produtos biodegradáveis e feitos com materiais sustentáveis, como juta, sisal, corda, tecido ecológico e, claro, bambu. Entre os itens mais vendidos estão comedouros feitos de fibra de bambu e de arroz, camas e roupas feitas de tecido produzido com garrafas pet reaproveitadas ou algodão reciclado e biscoitos para cães que têm como ingredientes frutas, farinha integral e mel orgânico.

Outra marca que possui opções de alimentação orgânica para os cachorros é a Barkeria, fundada em 2014 no Rio de janeiro. Todas as guloseimas são feitas com ingredientes produzidos localmente e de forma artesanal, sem corantes ou conservantes.

Arranhadores sustentáveis feito com papelão reciclável da Gato Moderno. Foto Divulgação

Já para enriquecer a vida dos felinos que vivem dentro de casa, a Gato Moderno criou arranhadores sustentáveis que servem para os gatos brincarem, afiarem as unhas e também como cama.

Os arranhadores são feitos com lâminas de papelão reciclável e madeira e são montados sem uso de cola ou qualquer outro produto químico. Quando o recheio de papelão se desgasta, pode ser substituído por um refil – com isso, o produto tem uma durabilidade maior.

Outro exemplo é a Pepe Cats, que produz nichos de parede, prateleiras, torres e outros móveis para a diversão dos felinos. Todos os produtos da marca são feitos com madeira de reflorestamento e sem o uso de aditivos químicos.

Leia também:

Pneus são matéria-prima para bolsas de luxo