inspirações

cinema_ABRE

Menino de 8 anos inaugura cinema para crianças no Acre

Fã de carteirinha de filmes e animações, Rafael Kaweh, de apenas 8 anos, abordou o pai com um pedido inusitado: o pequeno disse que precisava de ajuda para montar um espaço onde crianças carentes de Rio Branco, no Acre, pudessem assistir a filmes gratuitamente. Foi daí que surgiu o projeto “Cine Oportunidades“, que exibe quinzenalmente longas…

medalha_ABRE

Brasil fica em primeiro lugar em olimpíada de matemática

Apesar da baixa posição no ranking mundial de educação, o Brasil ficou em primeiro lugar na 7ª Olimpíada de Matemática da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), evento que aconteceu de 23 a 30 de julho de 2017 na cidade de Porto, em Portugal. Com um total de quatro medalhas ganhas, o país foi…

fairyland-canyon-1632749_960_720

Astrônoma cega cria técnica para “escutar” o céu

Quando o assunto é vida extraterreste, a aposta dos astrônomos está nos planetas que orbitam estrelas fora do Sistema Solar. Desse coro faz parte a cientista porto-riquenha Wanda Diaz, que aos 35 anos perdeu a visão e, por isso, teve que aprender a “ouvir” o céu para continuar a executar seu ofício de astrônoma. Questionada sobre…

callie_ABRE

Abrigo para morador de rua é criado por menina de 10 anos

Tudo começou com um trabalho escolar no qual os alunos poderiam tratar de dois temas: sistema solar ou energia solar. Com essa proposta, a pequena Callie Hilton, de 10 anos, moradora do estado norte-americano da Geórgia, criou uma minicasa com energia solar para servir de abrigo para moradores de rua. Usando materiais recicláveis, a estudante criou…

rihanna_ABRE

Contra a evasão escolar, Rihanna doa bicicletas no Malawi

Para um dos dez países mais pobres do mundo, com 40% da população com renda abaixo de 1 dólar ao dia, o Malawi mantém um bom número de crianças cumprindo os primeiros anos escolares, com cerca de 4,6 milhões completando o ensino fundamental 1. Mas a evasão escolar é um problema sério no país africano,…

15085624_709522129199288_3634593507814864542_n

Novo colaborador no Muda Tudo

Uma das cenas que marcaram a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro foi a homenagem especial feita a quatro voluntários pelo Comitê Olímpico. O estudante de jornalismo, Nathan Sahium, era um deles. “Eu trabalhei no balcão de informações do Centro de Imprensa no Parque Olímpico e acabei no palco da cerimônia…

central-park-1031343_1920

No Dia da Árvore, que tal conhecer a vegetação de Nova York?

Um Mapa das Árvores online e interativo proporciona conhecimento e diversão

ria_ABRE

Pioneira da moda sustentável entre as executivas mais importantes do Reino Unido

Uma das mais importantes executivas na Grã-Bretanha, de acordo com a lista divulgada pela publicação Management Today, que contempla 35 empreendedores de sucesso abaixo dos 35 anos, é a irlandesa Ria Kearney, de 34 anos. Diferentemente das demais, ela é a única cujo trabalho tem foco em sustentabilidade. Formada em negócios internacionais pela Heriot-Watt University,…

monroe_ABRE

Presos cuidam de animais vítimas de maus tratos em prisão

Uma das principais críticas que os sistemas prisionais recebem em todo o mundo é a ineficácia em reinserir os presos na sociedade. E foi pensando nisso que o Centro de Detenção de Monroe, no estado da Flórida, nos EUA, resolveu inovar. Ao lado da prisão foi montada uma fazenda com cerca de 150 animais, entre…

sarah_ABRE

Sarah Jessica Parker, de “Sex and the City”, compra roupas de segunda mão

Quem assiste à atriz Sarah Jessica Parker na série “Sex and the City” não imagina que a intérprete da consumista Carrie Bradshaw compra habitualmente roupas de segunda mão – para ela e para o filho. A revelação foi feita durante uma entrevista ao site The Edit. Nela, a artista disse que mudou seus hábitos depois de assistir…

bicibiblioteca_ABRE

Bicibiblioteca promove troca de livros em escolas

A ideia é curiosa. Batizada de Bicibiblioteca, ela conjuga um acervo de três mil livros a uma bicicleta que, parada em frente a uma escola, estimula a leitura de crianças e promove a doação de um livro usado em troca de dois novos. Criada para ser relizada em colégios da zona sul de São Paulo, a iniciativa visa impactar cerca…

papelao_ABRE_

Artista japonesa cria objetos com caixas de papelão usadas

Sabe aquela caixa de papelão que fica largada no chão do supermercado e, se der sorte, vai parar na reciclagem? Nas mãos da artista japonesa Monami Ohno ela pode virar uma lata de cerveja ou até um tanque de guerra. Tudo começou quando a jovem, então estudante de animações 3D da Universidade de Artes de…

ioga_ABRE

Garoto de 11 anos ensina ioga para ajudar crianças com câncer

Muito mais importante do que a criança precoce que descobre seu talento na mais tenra idade, é aquela que ainda jovem entende a importância de fazer o bem aos seus semelhantes. E é um misto de ambas que encontramos na história do norte-americano Tabay Atkins. Após ver de perto a difícil recuperação da mãe, Sahel…

emma_ABRE

Emma Watson promove moda sustentável no Instagram

A eterna Hermione da série de filmes “Harry Potter”, a atriz britânica Emma Watson criou um perfil no Instagram com o objetivo de promover a moda sustentável, prestando homenagem a marcas e estilistas que trabalham com roupas eco-friendly. Aproveitando o destaque que recebeu durante a turnê de promoção do filme “A Bela e a Fera”,…

juba

Movimento Juba Libre promove cortes de cabelo em lugares públicos

Inspirado pela ocupação cada vez maior do espaço público nas grandes cidades, o turismólogo Mairon Rangel decidiu investir na paixão por cortar cabelos e criou o Movimento Juba Libre, com o qual promove a valorização dos fios de cabelo nas ruas de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. É em locais como a Praça…

chefs2

Cafeteria inclusiva tem atendentes com síndrome de Down

Os últimos anos foram marcados pelo surgimento de cafeterias especializadas, em geral focadas em grãos especiais ou combinações diferentes, mas nenhuma apresentou uma proposta tão inclusiva quanto o Chefs Especiais Café, localizado na Rua Augusta, em São Paulo. Nele, os atendentes são, em sua maioria, portadores de síndrome de Down. E na parede, onde se…

agulha_ABRE

Um coletivo para colorir o cinza de São Paulo

Criado no início de 2014 pela união de artistas, artesãs, arquitetos e cineastas, o Coletivo Agulha surgiu com uma missão clara: realizar intervenções na cidade de São Paulo usando como ferramentas o crochê e o tricô. A ideia é substituir o cinza típico de diversas áreas degradadas e esquecidas da capital paulista por cores mais…

aisha_ABRE

Menina paquistanesa quer ler um livro de cada país

Aisha Esbhani, uma paquistanesa de 13 anos residente em Karachi, cidade mais populosa do país, decidiu em 2016 que leria uma obra escrita em cada país do mundo. Se a inspiração veio da escritora britânica Ann Morgan, que leu 196 livros de países diferentes em um ano, a vontade surgiu quando a garota olhou para…

siria_ABRE

Grafiteiros brasileiros levam arte a refugiados sírios

A guerra civil na Síria, que se arrasta há seis anos, computa números assustadores: mais de 11 milhões de pessoas perderam suas casas e atualmente existem 5 milhões de refugiados espalhados pelo mundo. Porém, é dentro desse cenário aterrador que iniciativas solidárias ganham forma – é o caso do Cosmic Future. O projeto social, apoiado…

esculturas_pneus_ABRE

Artista cria esculturas de pneus reciclados

Dizem que a arte não possui limites. Mas às vezes os próprios artistas impõem restrições aos seus trabalhos, o que pode torná-los muito mais interessantes. E esse é exatamente o caso do norte-americano Blake McFarland. Formado em psicologia pela San Jose State University, onde também deu início a sua carreira de jogador de baseball profissional,…

lixo_ABRE

Fotógrafo cria série com lixo guardado por 4 anos

A decisão foi tomada em 2011: o fotógrafo Antoine Repessé decidiu que guardaria todo o lixo reciclável que produzisse para montar, anos depois, uma série de fotografias no mínimo perturbadora. Batizada de “#365 Unpacked”, a série reúne todo o lixo reciclável consumido por Repessé durante 4 anos – entre os itens descartados estão cerca de…