inspirações

relogios_ABRE

Marca faz relógios artesanais com material de reúso

A proposta da Maré Relógios é simples: construir peças feitas à mão, com peças de reúso, mas ao mesmo tempo com tecnologia de ponta. E o resultado, como pode ser conferido, é muito bonito. O corpo de cada relógio é construído com madeiras nobres como a sucupira, ipê tabaco, massaranduba, cedro e peroba rosa, por exemplo.…

mercadinho_ABRE

Alimentos gratuitos em mercadinho

Que o desperdício diário de alimentos no Brasil é alarmante todos sabemos. O mais triste é que, muitas vezes, frutas e legumes são descartados por causa da aparência, por serem considerados feios pelo consumidor – o que não significa estarem impróprios para alimentação. Por outro lado, ainda existem famílias que lutam para ter alguma coisa…

quarto_ABRE

Natureza no quarto

Uma experiência única em meio à natureza. Essa é a proposta do italiano Raniero Campigotto, que desenvolveu, auxiliado por artesões locais, o Starlight Room: um quarto móvel localizado a 2.055 metros de altura, no coração das montanhas nevadas da Dolomita, na Itália. A ideia é proporcionar ao visitante a estadia num lugar livre de qualquer…

plastico_ABRE

Viúva faz colchões com plástico

Perder a pessoa com quem se passou grande parte da vida pode ser um golpe duro. E adaptar-se à solidão nem sempre é tarefa fácil. No caso da norte-americana Marilynn Jones, a alternativa acabou ajudando outras pessoas: produz colchões com sacolas de plástico. Após perder o marido, ela buscou algum trabalho manual com o qual…

enoteca_ABRE

Vovós são estrelas da cozinha em NY

Esqueça os chefs de cozinha pomposos, com suas gambuzas sujas ou com os chapéus brancos e altos. Na Enoteca Maria, um restaurante em Staten Island, na cidade de Nova York, quem cuida da cozinha e do carpádio são vovós de diversas partes do mundo. A ideia surgiu a partir de um experiência difícil vivida pelo dono…

lixo_casa_ABRE

Designer usa lixo para mobiliar sala

Uma das vertentes da sustentabilidade costuma se apoiar nos três erres: reduzir, reutilizar e reciclar. E dos três, o reutilizar costuma ser o mais difícil de colocar em prática, afinal, vivemos numa sociedade onde os produtos saem de fábrica para durar pouco (aumentando a produção de lixo) e logo serem substituídos. Foi reutilizando materiais retirados…

museu_felicidade_ABRE

Felicidade no museu

Após um financiamento coletivo bem sucedido, a cidade de Londres, na Inglaterra, vai sediar o primeiro museu focado na busca da felicidade: o Museu da Felicidade. A ideia é proporcionar aos visitantes um espaço que avalie a importância desse sentimento de maneira científica, histórica e artística. Localizado em Arlington House, no norte da capital britânica, bairro…

hygge_ABRE

Hygge: entenda o conceito nórdico de felicidade e bem estar

Salários dignos, educação pública de qualidade, igualdade entre os gêneros e um nível de corrupção baixo são alguns dos fatores que fazem o dinamarquês ser conhecido como o povo mais feliz do planeta. Mas além de tudo isso, existe outro fator importante para isso: o hygge. A palavra, cuja pronúncia é “huga”, se asselha a…

jack_ABRE___

Jack Johnson distribui copos sustentáveis em show

O cantor e compositor Jack Johnson não é famoso apenas por suas canções ou pela paixão pelas praias do Havaí, onde ele nasceu. Johnson é cada vez mais referência quando o assunto é preocupação com o meio ambiente e  isso pode ser comprovado pelas iniciativas sustentáveis disseminadas em suas apresentações. Depois de perceber a quantidade…

rob_lixo_ABRE

Homem veste o lixo que produz por um mês

Falar é fácil, mas poucos efetivamente tornam ideias criativas em realidade. E esse foi o caso do norte-americano Rob Greenfield. Para provar o quão impactante é a quantidade de lixo produzida por um cidadão médio, ele decidiu “vestir” tudo o que consumiu no período de um mês. Para tanto, o ambientalista montou um tipo de…

callie_ABRE

Abrigo para morador de rua é criado por menina de 10 anos

Tudo começou com um trabalho escolar no qual os alunos poderiam tratar de dois temas: sistema solar ou energia solar. Com essa proposta, a pequena Callie Hilton, de 10 anos, moradora do estado norte-americano da Geórgia, criou uma minicasa com energia solar para servir de abrigo para moradores de rua. Usando materiais recicláveis, a estudante criou…

espetaculo_ABRE

Poluição do rio Capibaribe é tema de espetáculo teatral

A mais importante coreógrafa do Brasil, com trabalhos envolvendo a direção de um show do Cirque du Soleil e a abertura da Olimpíada do Rio, Deborah Colker se inspirou no poema “Cão Sem Plumas”, escrito em 1953 por João Cabral de Melo Neto, para lançar o espetáculo homônimo que conjuga dança, cinema e poesia num mesmo palco. O poema,…

cinema_ABRE

Menino de 8 anos inaugura cinema para crianças no Acre

Fã de carteirinha de filmes e animações, Rafael Kaweh, de apenas 8 anos, abordou o pai com um pedido inusitado: o pequeno disse que precisava de ajuda para montar um espaço onde crianças carentes de Rio Branco, no Acre, pudessem assistir a filmes gratuitamente. Foi daí que surgiu o projeto “Cine Oportunidades“, que exibe quinzenalmente longas…

medalha_ABRE

Brasil fica em primeiro lugar em olimpíada de matemática

Apesar da baixa posição no ranking mundial de educação, o Brasil ficou em primeiro lugar na 7ª Olimpíada de Matemática da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), evento que aconteceu de 23 a 30 de julho de 2017 na cidade de Porto, em Portugal. Com um total de quatro medalhas ganhas, o país foi…

fairyland-canyon-1632749_960_720

Astrônoma cega cria técnica para “escutar” o céu

Quando o assunto é vida extraterreste, a aposta dos astrônomos está nos planetas que orbitam estrelas fora do Sistema Solar. Desse coro faz parte a cientista porto-riquenha Wanda Diaz, que aos 35 anos perdeu a visão e, por isso, teve que aprender a “ouvir” o céu para continuar a executar seu ofício de astrônoma. Questionada sobre…

rihanna_ABRE

Contra a evasão escolar, Rihanna doa bicicletas no Malawi

Para um dos dez países mais pobres do mundo, com 40% da população com renda abaixo de 1 dólar ao dia, o Malawi mantém um bom número de crianças cumprindo os primeiros anos escolares, com cerca de 4,6 milhões completando o ensino fundamental 1. Mas a evasão escolar é um problema sério no país africano,…

15085624_709522129199288_3634593507814864542_n

Novo colaborador no Muda Tudo

Uma das cenas que marcaram a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro foi a homenagem especial feita a quatro voluntários pelo Comitê Olímpico. O estudante de jornalismo, Nathan Sahium, era um deles. “Eu trabalhei no balcão de informações do Centro de Imprensa no Parque Olímpico e acabei no palco da cerimônia…

central-park-1031343_1920

No Dia da Árvore, que tal conhecer a vegetação de Nova York?

Um Mapa das Árvores online e interativo proporciona conhecimento e diversão

ria_ABRE

Pioneira da moda sustentável entre as executivas mais importantes do Reino Unido

Uma das mais importantes executivas na Grã-Bretanha, de acordo com a lista divulgada pela publicação Management Today, que contempla 35 empreendedores de sucesso abaixo dos 35 anos, é a irlandesa Ria Kearney, de 34 anos. Diferentemente das demais, ela é a única cujo trabalho tem foco em sustentabilidade. Formada em negócios internacionais pela Heriot-Watt University,…

monroe_ABRE

Presos cuidam de animais vítimas de maus tratos em prisão

Uma das principais críticas que os sistemas prisionais recebem em todo o mundo é a ineficácia em reinserir os presos na sociedade. E foi pensando nisso que o Centro de Detenção de Monroe, no estado da Flórida, nos EUA, resolveu inovar. Ao lado da prisão foi montada uma fazenda com cerca de 150 animais, entre…

sarah_ABRE

Sarah Jessica Parker, de “Sex and the City”, compra roupas de segunda mão

Quem assiste à atriz Sarah Jessica Parker na série “Sex and the City” não imagina que a intérprete da consumista Carrie Bradshaw compra habitualmente roupas de segunda mão – para ela e para o filho. A revelação foi feita durante uma entrevista ao site The Edit. Nela, a artista disse que mudou seus hábitos depois de assistir…