Fotógrafo cria série com lixo guardado por 4 anos

A decisão foi tomada em 2011: o fotógrafo Antoine Repessé decidiu que guardaria todo o lixo reciclável que produzisse para montar, anos depois, uma série de fotografias no mínimo perturbadora.

Batizada de “#365 Unpacked”, a série reúne todo o lixo reciclável consumido por Repessé durante 4 anos – entre os itens descartados estão cerca de 1.600 caixinhas de leite, 4.800 rolos de papel higiênico, 800 kg de jornais e revistas e muitas embalagens de plástico e papelão.

Imagem da série fotográfica "#365 Unpacked", do artista Antoine Repessé.
Imagem da série fotográfica “#365 Unpacked”, do artista Antoine Repessé. Foto divulgação.

O talento do fotógrafo consegue deixar as imagens, ao mesmo tempo, belíssimas e assustadoras, obrigando aqueles que as observam a refletir sobre o montante de lixo que uma única pessoa produz em poucos anos.

O trabalho do artista escancara um fato importante: se cada um esquecer de separar o lixo reciclável, deixamos de reaproveitar uma quantidade imensa de matéria prima e, ao mesmo tempo, colaboramos para a destruição do meio ambiente.

Questionado sobre a série de fotos, Repessé afirmou acreditar que o impacto das imagens é muito mais poderoso que apenas o discurso sobre aquecimento global e reciclagem. Basta olhar para se inspirar.