Novo colaborador no Muda Tudo

Uma das cenas que marcaram a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro foi a homenagem especial feita a quatro voluntários pelo Comitê Olímpico. O estudante de jornalismo, Nathan Sahium, era um deles. “Eu trabalhei no balcão de informações do Centro de Imprensa no Parque Olímpico e acabei no palco da cerimônia de encerramento!

O largo e cativante sorriso de Nathan talvez tenha sido o que chamou primeiro a atenção do Comitê; mas basta conversar um pouco com este jovem, que tem apenas 5% de visão, para sentir-se super inspirado. E, para nossa sorte, Nathan acaba de entrar para o time do Muda Tudo!

Nathan Sahium, voluntário das Olimpíadas e colaborador Muda Tudo
foto: Facebook Nathan Sahium

Cursando o último período da Faculdade Facha, no Rio de Janeiro, Nathan se apresenta como um apaixonado por Jornalismo e esportes. E é mesmo! Há seis anos ele escreve um blog sobre automobilismo e sua atividade preferida é nadar. Toda essa energia e disposição de Nathan agora também estarão presentes no Muda Tudo. Conheça um pouco mais sobre Nathan Sahium, por ele mesmo:

Voluntários homenageados no fim dos Jogos Olímpicos do Rio
foto: Facebook Nathan Sahium, encerramento Jogos Olímpicos

MT: Muitas pessoas vão perguntar como você escreve os textos, lê as mensagens no whatsapp…  Conta um pouco sobre a ajuda da tecnologia a deficientes visuais.

NS: Eu sempre digo que a tecnologia foi uma revolução para mim. Por causa dos recursos do iPhone e do iPad, meu whatsapp tem letras aumentadas e tenho recursos de voz dos próprios aparelhos, o que me permite ler o texto em áudio.

MT: Sua cegueira parcial é de nascença?

NS: É sim, foi causada por uma doença chamada toxoplasmose, que gerou o comprometimento de uma grande parte da visão, me deixando apenas com 5%.

MT: Qual a maior dificuldade que você enfrenta por ter visão parcial?

NS: Acho que é a mobilidade. Por ter uma visão parcial, às vezes é muito difícil me localizar e ter uma percepção real de algum lugar ou de alguma situação, sendo numa simples saída com os amigos até uma dinâmica de estudo em que o professor mostra alguma coisa.

 

MT: Você se forma no fim do ano, certo?

NS: Isso, se tudo der certo sim. Já estou no último período, inclusive fazendo meu trabalho de conclusão de curso sobre as barreiras e vitórias de deficientes no mundo acadêmico.

MT: Qual o seu sonho?

NS: Ser um bom jornalista

MT: Uma grande conquista?

NS: Ter passado no vestibular em 2013 e estar quase terminando a faculdade com boas notas.

MT: E como você espera nos ajudar a mudar tudo?

NS: Cobrindo assuntos sobre sustentabilidade, esporte e superação, ajudando a melhorar ainda mais o que vocês já fazem tão bem.

É isso aí, Nathan. Bem vindo ao Muda Tudo!

voluntários no palco da cerimônia dos Jogos Olímpicos do Rio
foto: Facebook Nathan Sahium / homenagem no encerramento das Olimpíadas no Rio de Janeiro

Veja também no Muda Tudo:

Aplicativo conecta pessoas cegas a voluntários que enxergam

Startup desenvolve relógio em braille