Pioneira da moda sustentável entre as executivas mais importantes do Reino Unido

Uma das mais importantes executivas na Grã-Bretanha, de acordo com a lista divulgada pela publicação Management Today, que contempla 35 empreendedores de sucesso abaixo dos 35 anos, é a irlandesa Ria Kearney, de 34 anos. Diferentemente das demais, ela é a única cujo trabalho tem foco em sustentabilidade.

Formada em negócios internacionais pela Heriot-Watt University, de Edimburgo, a jovem passou a investir em consultorias para marcas interessadas em tornar seus negócios mais ecológicos. Atualmente ela é a consultora sênior da firma de moda sustentável Made-By e parte do European Clothing Action Plan, movimento com foco na diminuição do impacto ambiental em cadeias produtoras de roupas.

A consultora irlandesa Ria Kearney durante evento de sustentabilidade.
A consultora irlandesa Ria Kearney durante evento de sustentabilidade. Foto reprodução.

“Trabalhar com moda, para mim, é poder entrar nesse meio e poder ajudar a melhorá-lo. Os clientes para quem presto consultoria têm interesse em sustentabilidade, mas nem sempre fizeram algo nesse meio e buscam estratégias para começar”, conta ela, que tem em sua cartela marcas como H&M, New Look e ASOS.

“É bom para os negócios reduzir o impacto no meio ambiente por meio de boas práticas”, afirma Ria, que, entre as tarefas já realizadas, destaca o projeto piloto de algodão sustentável feito para a cadeia de lojas Primark, destinado a ajudar pequenos agricultores em Gujarat, na Índia.

Feliz pelo nome na lista da Management Today, Ria diz que considera a indicação um grande passo em sua carreira e espera poder estender seus esforços para sua terra natal, a Irlanda do Norte.