Prefeito e vereadores de Londres só podem usar transporte público

Não é uma medida nova, mas ainda parece surpreendente. Em Londres, prefeito e vereadores eleitos não têm direito a carro oficial particular e só podem pegar táxi pago pela população se comprovarem ser realmente necessário. Para se deslocarem no dia a dia, os políticos recebem apenas um cartão anual para o uso do transporte público da cidade.

Além de economizar dinheiro dos cofres públicos, a regra coloca os políticos eleitos no corre-corre da cidade, conhecendo os eventuais problemas enfrentados pelos outros trabalhadores. Quem quiser utilizar carro particular deve arcar com todos os custos com seu salário.

foto do Big ben em Londres, ao lado de estacao do metro
Estação de metrô Westminster fica ao lado da casa do parlamento britânico. Foto Pixabay

Boris Johnson, prefeito de Londres de 2008 a 2016, ficou famoso por regularmente circular pela cidade de bicicleta. E o novo prefeito, Sadiq Khan, tomou posse em 2017 indo para seu primeiro dia de trabalho de ônibus e metrô.

Apesar de não ser rotina, até mesmo primeiros-ministros da Inglaterra já foram flagrados indo de metrô para a sede do governo, localizada ao lado da estação Westminster.