Suécia cria o primeiro shopping do mundo dedicado a produtos usados

O modelo de brechó, onde é possível comprar peças usadas, já é disseminado em praticamente todo o mundo. Mas os suecos souberam levar ao máximo esse conceito ao criar o primeiro shopping center dedicado exclusivamente a produtos usados, reciclados ou sustentáveis.

A ideia, implementada na cidade de Eskilstuna e batizada de ReTuna Recycling Galleria, funciona com base na doação de itens em bom estado ou que possam ser restaurados. Após classificados, os objetos são distribuídos às lojas do centro comercial com base no segmento de cada uma.

Interior do ReTuna Recycling Galleria, na Suécia
Interior do ReTuna Recycling Galleria, na Suécia. Foto de divulgação.

O foco do empreendimento, que conta com 14 lojas, entre elas um restaurante de comida orgânica, é incentivar o consumo consciente ao causar menos danos ao meio ambiente. Todos os estabelecimentos operam de acordo com as regras do shopping, que abre exceções para produtos novos, como o café, contanto que sejam orgânicos ou sustentáveis.

O importante, de acordo com a assessoria da ReTuna Recycling Galleria, é que as pessoas aprendam não somente a consumir menos, mas também a fazer mais com os recursos já existentes. Entre os produtos usados comercializados por lá estão roupas, móveis, materiais esportivos e de construção.

Clientes dentro do primeiro shopping de produtos usados, na Suécia
Clientes dentro do primeiro shopping de produtos usados, na Suécia. Foto de divulgação.

O shopping é administrado por uma equipe de ativistas ambientais que desejam fazer de Eskilstuna a melhor cidade da Suécia para lidar com a gestão de resíduos. Se depender da aprovação dos moradores, a meta já foi atingida.