Pará ganha quatro novas unidades de conservação

O estado do Pará oficializou, em junho de 2016, a criação de quatro novas unidades de conservação. Com isso, as áreas terão maior proteção da biodiversidade e mais controle sobre a exploração do ecossistema de forma sustentável pela população local.

As novas unidades são o “Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) Tabuleiro do Embaubal” e a “Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Vitória de Souzel”, localizados no município Senador José Porfírio, e a “RDS Campo das Mangabas” e o “REVIS Padre Sérgio Tonetto”, situados em Maracanã.

Entre as espécies que serão protegidas por essas unidades destacam-se as tartarugas amazônicas, que têm em Tabuleiro do Embaubal um dos seus principais pontos de desova. A área é também local de reprodução de várias espécies de peixes e aves.

A criação das unidades de conservação também facilita a pesquisa científica, a implantação de políticas públicas para o turismo e o controle da ocupação humana. Ao todo, o Pará possui 25 unidades desse tipo em seu território.