Aparelho usa energia solar para carregar celulares

Um aparelho que usa apenas energia solar para recarregar as baterias de celulares e de outros aparelhos eletrônicos está também levando luz a comunidades isoladas de países pobres.

O equipamento chamado Waka Waka armazena a energia do sol e pode ser usado tanto como carregador quanto como lanterna. Pequeno e leve, é fácil de usar e, como carregador, é compatível com a maioria dos aparelhos e marcas.

Waka Waka carregador de celular. Foto de divulgação

Para carregar, basta deixá-lo próximo a uma janela e, mesmo que o sol não esteja muito forte, ele consegue armazenar a energia necessária. Oito horas no sol são suficientes para gerar 40 horas de iluminação por meio de suas duas pequenas lâmpadas de LED ou carregar totalmente a bateria de um aparelho celular ou tablet.

O produto está à venda em sites como Amazon, mas o projeto vai além de um produto comercial. A empresa utiliza parte da sua renda para doar versões mais simples do aparelho, que funcionam apenas para iluminação, para ONGs e comunidades pobres que não têm acesso a uma rede de energia elétrica.

Segundo a empresa, para cada aparelho vendido, são doados 10 dólares para projetos em países como Haiti, Filipinas, Nigéria e Síria. Em seu site oficial, a marca afirma já ter distribuído 250 mil equipamentos para iluminação de famílias pobres, ajudando a transformar suas vidas.

No site waka-waka.com/projects é possível acompanhar histórias de pessoas e comunidades beneficiadas com as lanternas Waka Waka.

Crianças beneficiadas com aparelhos Waka Waka. Foto de divulgação