Mulheres empreendedoras.etc

No início era um encontro de mulheres que queriam “dar uma escapadinha da rotina”, como diz a própria criadora do grupo “Coisa de Mulher.etc”, Isabela Haschelevici. Hoje, elas realizam uma série de eventos ligados ao empreendedorismo feminino, como a Terceira Rodada Empreendedora, que conta com o apoio do Sebrae RJ e acontece esta semana, nos dias 1 e 2 de junho, no CRAB (Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro), no Rio de Janeiro.

O grupo  “Coisa de Mulher.etc” nasceu em 2015, depois que Isabela deixou o mundo corporativo, ao pedir demissão de uma empresa organizadora de eventos ligados ao setor de energia.

 

 

“Uma vez me disseram uma coisa que mudou completamente a minha vida: às vezes a gente está tão ausente que não se torna mais necessária”. E eu trabalhava tanto que estava sempre ausente dos eventos familiares. Isso começou a me angustiar, me provocar uma ansiedade muito forte e, então, eu pedi demissão. O ideal é fazer essa transição de forma programada, se preparar financeiramente e psicologicamente para mudar de status, de contracheque gordo para a liberdade com instabilidade financeira. Mas nem sempre isso acontece”, conta Isabela.

O primeiro evento organizado foi em outubro de 2015, um encontro voltado para a beleza: um dia de bate-papo, troca de experiências sobre beleza e postura diante da vida, com sessões de maquiagem, massagem, fotos …

 

 

“A gente não queria ser um evento de autoajuda, queria um momento de prazer, de relax para tantas mulheres que são mães, esposas, donas de casas e profissionais ao mesmo tempo, que nunca conseguem um tempo para elas mesmas.”

Mas a crise de 2016 fez um ajuste nos rumos do projeto e os encontros acabaram se voltando para o empreendedorismo feminino.

“Muitas mulheres se viram obrigadas a empreender, porque seus maridos estavam desempregados, ou elas mesmas tinham sido demitidas… Gente com mais de 50 anos, muitas prestes a se aposentar e de repente precisavam ganhar dinheiro e se sentiam perdidas. Não era uma questão de opção, de propósito de vida, que é uma característica muito forte da mulher empreendedora. Geralmente ela empreende porque tem um propósito. Naquela hora era necessidade mesmo.”

Só em 2016 foram mais de 5 eventos ligados ao empreendedorismo feminino, com exemplos de grandes transformações na vida de algumas participantes.

 

Nós tivemos dois depoimentos logo no começo que foram muito importantes, depoimentos de pessoas que reviram suas vidas após o nosso evento e decidiram mudar. O nosso encontro foi aquela energia que elas precisavam para mudar e empreender, porque empreender é um ato de coragem, principalmente no Brasil”.

Na Rodada Empreendedora desta semana o foco são mulheres que querem se aprofundar em temas como “direcionar, gerenciar, divulgar e inspirar.” O objetivo é ajudar as participantes a refletirem em que ponto estão seus projetos, para onde elas querem ir, qual a melhor ferramenta para trilhar este caminho e a importância de desenvolver um plano de negócios.

“O Papo Empreendedor é um evento de troca, de aprendizado, de geração de negócios, networking, e ainda damos boas risadas”

MT: Isabela, conta para a gente o que muda tudo?

“Para mim o que muda tudo e o que funciona é envolvimento, é ter paixão pelo o que você faz e se fortalecer dentro do que você faz, buscando ferramentas que te tornem cada vez mais forte. Eu me torno mais forte quando eu me preparo, por isso eu busco constantemente conhecimento, quanto mais conhecimento melhor.”

Rodada Empreendedora

CRAB – Praça Tiradentes, 1, Centro

Dias 1 e 2, entre 13h15 e 17 horas

Facebook: coisademulher.etc

[email protected]

www.coisademulher.iluria.com

(21) 2225-1430