MUDANÇA Urbana

Como fazer em sua casa um telhado verde

Além de proporcionar um grande conforto térmico para casas, o telhado verde é uma opção para aqueles que não possuem quintal e, ainda assim, querem um espaço com plantas em suas vidas. E, apesar de existirem inúmeras empresas que fazem isso disponíveis no mercado, é possível montar o seu próprio telhado verde no melhor esquema…

Shopping monta projeto de compostagem no teto

Um dos shoppings mais tradicionais de São Paulo, o Eldorado, tem um diferencial que poucos paulistanos conhecem: em seu teto são plantados alfaces, berinjelas, hortelãs e outras verduras, frutas e legumes – e até plantas medicinais! Tudo numa área de 5.000 m² que abriga essa enorme projeto de compostagem urbano. Apelidada de Telhado Verde, essa…

Corrimão em braille auxilia cegos em mirante italiano

Grande parte das cidades turísticas atraem visitantes por conta de suas vistas espetaculares. É o caso, por exemplo, do Rio de Janeiro, cuja geografia privilegiada leva cerca de 2 milhões de turistas por ano ao Cristo Redentor. Porém, uma parte dos visitantes, formada pelos deficientes visuais, tem dificuldade em aproveitar o passeio. Mas não precisaria ser…

Veste inteligente reduz acidentes de trabalho

O  vestuário inteligente já não se restringe mais apenas ao cinema. Em filmes futuristas, como “De Volta Para o Futuro”, as roupas vão além de mera indumentária e passam a funcionar também como gadgets eletrônicos, que são capazes de nos fazer voar, por exemplo. É verdade que no nosso cotidiano ainda não cruzamos na rua com personagens saídos dos…

Lixo eletrônico é recolhido e recuperado

O descarte de lixo eletrônico é um dos grande dilemas de metrópoles, como o Rio de Janeiro. Com isso em mente, o geógrafo Vitor Saboya resolveu fundar a Zyklos, empresa especializada na coleta e recuperação de materiais eletrônicos, para reciclagem. Somente na cidade do Rio de Janeiro hoje são recolhidas pela Zyklos cerca de 4…

Casa pequena e sobre rodas atrai idosos nos EUA

A história dos pais que criam os filhos em casas ou apartamento grandes e, depois que eles vão embora, continuam vivendo no mesmo espaço, está mudando aos poucos nos Estados Unidos. Lá, alguns idosos têm trocado seus imensos imóveis por casas de madeira pequenas e feitas sobre rodas. De acordo com a Tumbleweed Houses, uma das…

A ferrovia que virou parque urbano em Nova York

Com o passar das décadas, alguns projetos urbanísticos que significaram prosperidade em tempos antigos tornam-se verdadeiros transtornos às cidades que os abrigam. Em São Paulo, por exemplo, ainda está em discussão o destino do “Minhocão”, nome popular do atual Elevado Presidente João Goulart – anteriormente nomeado de Elevado Presidente Costa e Silva. Uma exemplo de…

Jardineiros de Paris recebem larvas de joaninha

A medida é curiosa, mas importante. Os jardineiros amadores de Paris, capital da França, receberam cerca de 40 mil larvas de joaninha da prefeitura da cidade. O objetivo, de acordo com os responsáveis, foi coibir o uso de inseticidas e agrotóxicos, prática já utilizada em parques e jardins públicos desde 1985. A espécie escolhida, a…

Casa container reaproveita materiais na Indonésia

Imagine construir uma casa utilizando containers usados, que provavelmente já viajaram o mundo transportando os mais diferentes produtos. Foi essa a ideia que motivou a criação de uma residência, localizada em Bekasi, na Indonésia. Planejada pelos arquitetos do ateliê Riri para abrigar um casal e seus dois filhos, a casa foi erguida utilizando quatro containers usados sobrepostos e…

Parlamento Europeu declara guerra à obsolescência programada

Preocupado com o desperdício de dinheiro, energia e recursos, o Parlamento Europeu se prepara para regularizar critérios mínimos de resistência de produtos, desde computadores e smartphones até brinquedos e roupas. O objetivo principal é lutar contra a obsolescência programada que muitas indústrias impõem aos seus produtos, forçando o mercado a aumentar a durabilidade do que…

Baterias flexíveis prometem revolucionar o mercado com roupas inteligentes

Feitas a partir de zinco, um material abundante e não tóxico, as baterias ZincPoly, desenvolvidas pela startup californiana Imprint Energy, prometem revolucionar o mercado da moda com a possibilidade de criação de roupas inteligentes. Graças ao formato ultra fino e a flexibilidade, as novas baterias podem ser impressas em qualquer tamanho e forma e, ainda,…

Delivery reverso leva alimentos doados a quem tem fome

Criado a partir de uma parceria da ONG Banco de Alimentos com a agência Grey, o Reverse Delivery tem como principal bandeira criar uma rede de solidariedade ao incentivar a doação de alimentos. O funcionamento é simples: ao fazer um pedido de entrega para um estabelecimento participante, o cliente é consultado sobre a possibilidade de doar…

Coleta de lixo subterrânea e a vácuo

Esqueça a tradicional lixeira em frente as casas e edifícios, de onde os caminhões de lixo passam diariamente para pegar os detritos deixados pelos moradores. Hoje já existe um modelo de coleta de resíduos sólidos muito mais prático, barato e ecológico. Adotado, entre outras localidades, em Barcelona, na Espanha, o sistema de coleta pneumática de…

Restaurante feito com bambu é atração no Vietnã

Quem passa pela rodovia que liga a região de Phu Cat a capital Hanói, no Vietnã, não consegue ignorar a imponente presença do Roc Von Restaurant. E isso ocorre por conta da sua construção em bambu. Projetado pelo escritório vietnamita Vo Trong Nghia Architects, cuja especialidade está na utilização de materiais naturais locais em seus…

Calçada de plástico reciclado colhe energia do sol

Imagine viver num lugar onde as calçadas são capazes de gerar energia sem comprometer a vida daqueles que caminham sobre elas. É com esse pensamento que a startup húngara Platio projetou seu sistema de pavimentação de plástico reciclado. O encaixe das peças, que funciona como o brinquedo Lego, é capaz de colher energia solar através…

Movimento luta por melhores condições de caminhada no Rio

Parece básico, mas o simples ato de caminhar em algumas cidades brasileiras pode se tornar um grande desafio. Por conta de buracos, lixo nas ruas, carros que estacionam em locais proibidos, ausência de faixas de pedestre e bolsões de água em dias chuvosos – só para citar alguns exemplos, cada um de nós conhece esses…

Como a tecnologia pode mudar o setor de transportes

Se aplicativos de táxi e de transportes alternativos, como o Uber e o Cabify, revolucionaram a forma como as pessoas se deslocam pelas cidades nos últimos anos, outras formas de tecnologia prometem chacoalhar ainda mais o setor. Entre as novidades que despertam mais interesse do público destacam-se o hyperloop e os carros sem condutor. O…

Lagos do Ibirapuera serão despoluídos por plantas nativas

Com uma parceria firmada entre a prefeitura de São Paulo e a empresa francesa Phytorestore, responsável pela limpeza do Rio Sena, em Paris, os lagos do Parque Ibirapuera serão despoluídos por meio de jardins filtrantes com plantas nativas. A técnica, que dispensa o uso de agentes químicos e não gera lodo, nem odor, faz uso…

Artistas poloneses revitalizam espaço urbano com intervenções

Um dos grandes desafios dos centros urbanos é a ocupação do espaço público, por conta de estruturas abandonadas ou simplesmente pela falta de hábito da população em freqüentar determinados lugares. Pensando em formas de reverter essa realidade, Magda Szwajcowska e Michal Majewski, os fundadores da empresa de design NO Studio, da cidade de Wroclaw, na…

França cria lei para telhados verdes em prédios comerciais

Promovendo uma política de sustentabilidade, o governo francês aprovou uma nova legislação ambiental que exige que os novos edifícios em zonas comerciais de todo o país tenham seus telhados parcialmente cobertos com plantas ou painéis solares. Apelidados de telhados verdes, eles têm como principal objetivo reduzir a quantidade de energia gasta para aquecer um prédio…

Rio será sede de laboratório de cidades inteligentes

Ciente das dificuldades em lidar com os problemas de urbanização em grandes metrópoles, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Instituto Nacional de Metereologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) anunciaram a criação do primeiro laboratório focado no estudo de cidades inteligentes. A cidade sede dessa empreitada, orçada em R$ 2,5 milhões, será o Rio…