Esqueça as barreiras de metal que margeiam as pistas e rodovias para conter os veículos em caso de acidentes – e que, muitas vezes, acabam prejudicando a integridade física de condutores e passageiros (inclusive com fatalidades).

A companhia sul-coreana ETI (Evolution in Traffic Innovation) desenvolveu, a partir de 2013, um novo tipo de guard-rail feito com rolete de borracha, que promete absorver a energia dos impactos com mais eficiência e, dessa forma, reduzir as mortalidades em rodovias.

Barreiras da companhia sul-coreana ETI em ação. Foto de divulgação.

Barreiras da companhia sul-coreana ETI em ação. Foto de divulgação.

Compostas por uma estrutura de metal e tambores feitos de EVA (mesmo material usado em bases para mouse pads), as barreiras sul-coreanas convertem a energia do impacto em energia rotacional, deixando que sua superfície macia e aderente reduza a velocidade do veículo – evitando, dessa forma, que o mesmo ricocheteie e volte para a pista.

Como o automóvel não para imediatamente, mas tem a velocidade reduzida gradualmente, o impacto não é tão severo, preservando com mais eficácia seus ocupantes.

O problema até o momento é o preco. Enquanto um guard-rail comum custa entre US$ 25 e US$ 30 por metro (de R$ 78 a R$ 94), a barreira com roletes de EVA não sai por menos de US$ 400 (R$ 1.260).