Baterias flexíveis prometem revolucionar o mercado com roupas inteligentes

Feitas a partir de zinco, um material abundante e não tóxico, as baterias ZincPoly, desenvolvidas pela startup californiana Imprint Energy, prometem revolucionar o mercado da moda com a possibilidade de criação de roupas inteligentes.
Graças ao formato ultra fino e a flexibilidade, as novas baterias podem ser impressas em qualquer tamanho e forma e, ainda, se adequar às curvas do corpo. Tais características permitem que estilistas e designers abusem da criatividade na criação de roupas inteligentes utilizando dispositivos eletrônicos portáteis.
Baterias flexíveis de zinco: o futuro da moda já chegou.
Baterias flexíveis de zinco: o futuro da moda já chegou. Foto reprodução.
Um exemplo de utilização testada pela empresa, que conta com o apoio da Universidade da Califórnia, é a implementação de baterias em sensores portáteis para monitorar a saúde dos soldados do exército norte-americano.
Diferentemente das baterias reativas à base de lítio, as fabricadas com zinco são mais baratas e sustentáveis. O que atrapalhava seu uso era a incapacidade de serem recarregadas – problema que a Imprint Energy solucionou utilizando um polímero altamente condutor que impede o crescimento de ácido aquoso, responsável por fazê-las parar de funcionar.
Além dos testes nos uniformes militares, a nova tecnologia vem sendo testada também em etiquetas inteligentes, em sensores ambientais de roupas inteligentes e em adereços, como pulseiras e óculos.