A cidade de Berlim está transformando uma paisagem cinza e um espaço pouco utilizado da capital alemã em uma ciclovia verde que irá gerar energia limpa. O projeto Radbahn, liderado pelo empreendedor Marli Mela, está com as obras avançadas para unir pontos distantes da capital de forma rápida, limpa e bonita.

A ciclovia está sendo construída embaixo do trem aéreo que cruza a cidade. O elevado é considerado um ícone da cidade, mas, segundo os idealizadores do projeto, a parte de baixo dessa construção nunca foi propriamente aproveitada.

A Radbahn terá nove quilômetros de extensão coberta, protegendo os ciclistas de chuvas e da neve e conectando diferentes bairros da cidade. No seu entorno será possível abrigar pequenos comércios, além de áreas de lazer e de descanso.

Ilustracao da Radbahn que será construida em Berlim

Projeto da ciclovia Radbahn, que vai cruzar a cidade de Berlim. Foto de divulgação.

O projeto produzirá ainda energia limpa, a partir da fricção das bicicletas sobre a ciclovia. O pavimento que gera energia, tecnologia que já vem sendo testado em várias partes do mundo, deverá ser suficiente para iluminar o local e manter os semáforos funcionando.

Veja mais sobre o projeto no site http://www.radbahn.berlin.