Coleta de lixo subterrânea e a vácuo

Esqueça a tradicional lixeira em frente as casas e edifícios, de onde os caminhões de lixo passam diariamente para pegar os detritos deixados pelos moradores. Hoje já existe um modelo de coleta de resíduos sólidos muito mais prático, barato e ecológico.
Adotado, entre outras localidades, em Barcelona, na Espanha, o sistema de coleta pneumática de resíduos sólidos urbanos “suga” os sacos de lixo de estabelecimentos residenciais e comerciais utilizando tubulações subterrâneas – que encaminham o lixo até as centrais de coleta.
O funcionamento dessa tecnologia é simples: os resíduos são depositados em coletores instalados nas vias e/ou dentro dos edifícios.
Ilustração sobre o funcionamento do sistema de coleta pneumática de resíduos sólidos urbanos.
Ilustração sobre o funcionamento do sistema de coleta pneumática de resíduos sólidos urbanos. Reprodução
Conectados a uma tubulação subterrânea, quando estão cheios eles acionam um sensor e disparam seu conteúdo, que segue em vácuo, pelo sistema de sucção, até as centrais. Lá, eles são separados e compactados para seu destino final.
Esse tipo de coleta existe na cidade espanhola desde 1992, época dos Jogos Olímpicos, e hoje já conta com 42 quilômetros de rede de tubulação subterrânea e oito centrais de coleta com capacidade de 20 mil toneladas de detritos por ano.
Para o lixo chegar lá, os habitantes tem à disposição 2.100 pontos coletores espalhados pela cidade – separados em orgânicos, vidros, papel e plásticos. O sistema atinge atualmente 26% da população, impactando positivamente a vida de 413 mil habitantes.
Lixeiras de sucção em calçada da cidade de Barcelona, na Espanha.
Lixeiras de sucção em calçada da cidade de Barcelona, na Espanha. Foto reprodução
Além da praticidade no uso e transporte do lixo, a tubulação de 500 mm, quando defeituosa, pode ser reparada dentro do próprio tubo, sem a necessidade de abrir um buraco na rua ou calçada.
E, por dispensar o uso de caminhões, esse sistema de coleta promove a redução de CO2, favorece o trânsito da cidade e dispensa o trabalho de coleta manual de lixo. Isso sem contar com a melhoria estética e higiênica do ambiente urbano, que fica livre de odores.