Veste inteligente reduz acidentes de trabalho

O  vestuário inteligente já não se restringe mais apenas ao cinema. Em filmes futuristas, como “De Volta Para o Futuro”, as roupas vão além de mera indumentária e passam a funcionar também como gadgets eletrônicos, que são capazes de nos fazer voar, por exemplo.
É verdade que no nosso cotidiano ainda não cruzamos na rua com personagens saídos dos filmes futuristas, mas hoje roupas inteligentes não são mais mera ficção.
A empresa espanhola especializada em wearables Zerintia Technologies criou o Smart Vest, um colete inteligente que ajuda o operário da indústria e da construção a se prevenir de acidentes de trabalho graças à análise automática de dados biométricos, de padrões ambientais e do comportamento do trabalhador em tempo real.
A peça vem equipada com processador Intel, detectores de queda e gases tóxicos, Bluetooth, GPS e comunicação 2G. De acordo com a empresa, seu potencial de prevenção é capaz de reduzir em até 30% os acidentes – poupando o operário e a empresa de vários revezes.
Colete inteligente promete salvar vidas em ambientes de trabalho.
Colete inteligente promete salvar vidas em ambientes de trabalho. Foto divulgação.
De acordo com seus criadores, a grande vantagem do Smart Vest é a capacidade de se adiantar aos acidentes potenciais. Ligado a uma plataforma que armazena e analisa dados, o colete recebe algoritmos que diagnosticam situações potenciais de risco. Isso quer dizer que o colete pode alertar o trabalhador quando este se aproxima de uma zona de perigo ou ultrapassa o tempo de exposição em uma área de risco.
A peça de roupa inteligente também atua no caso de um acidente ocorrer. Por meio do colete, o funcionário pode notificar os serviços de emergência, usando as mãos ou mesmo a voz para ativar o alarme.
A Zerintia Technologies afirma que pretende aumentar a atuação das roupas inteligentes, integrando cada vez de forma mais discreta seus dispositivos aos tecidos, que poderão compor também roupas para crianças e idosos.