Como fazer em sua casa um telhado verde

Além de proporcionar um grande conforto térmico para casas, o telhado verde é uma opção para aqueles que não possuem quintal e, ainda assim, querem um espaço com plantas em suas vidas. E, apesar de existirem inúmeras empresas que fazem isso disponíveis no mercado, é possível montar o seu próprio telhado verde no melhor esquema de “faça você mesmo”.

Para isso, é preciso fazer o madeiramento para telhado verde normalmente, mas com menor espaçamento entre as vigas e caibros. Isso porque 1m² de teto verde pode pesar entre 60 e 150 kg quando saturado com água. Especialistas dizem que o caimento ideal varia de 3 a 5%.

Feito isso, é preciso montar a primeira camada do teto verde com tábuas de pinos com aplicação de resina de mamona e fresada com encaixe em L. Na segunda camada vão isopor, plásticos, papelão ou carpete velho. Na terceira entra a geomanta.

grama sendo plantada em teto de casa: telhado verde
Camadas que integram o teto verde. Foto reprodução.

A quarta camada precisa receber um substrato composto de terra preta e areia peneiradas. Aí, só na quinta camada é que o teto verde recebe as placas de grama.

Saiba mais sobre coberturas verdes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cobertura_verde

Agora, se a casa em questão tiver laje, é preciso consultar um engenheiro para se certificar de que a estrutura conseguirá suportar a carga adicional do telhado verde. Isso é muito importante. Se puder, a ordem de camadas é a mesma já citada, exceto a parte das tábuas de pinus ou compensado naval.

A dica final está na escolha da grama. Apesar de muitos usarem grama esmeralda, que necessita de irrigação e pode morrer em período de estiagem, o ideal é apostar em espécies de trapoerada, que possui grande capacidade de adaptação. Trata-se de uma planta rústica e resistente a estiagem.

Por mais telhados verdes por aí!

Veja também no Muda Tudo:

http://mudatudo.com.br/atitude-que-muda/escola-usa-telhado-verde-para-ensinar-consciencia-ambiental/

http://mudatudo.com.br/mudanca-urbana/franca-cria-lei-para-telhados-verdes-em-predios-comerciais/