Brasil comemora eficiência no descarte de embalagens agrícolas

Pouca gente fora do meio sabe, mas o Brasil vem colhendo ótimos resultados na destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Hoje, 94% das embalagens plásticas primárias colocadas no mercado brasileiro encontram um fim certo, graças a mais de 100 unidades de recebimento dos envases, localizadas em 22 estados do país.

Por isso, todo dia 18 de agosto é comemorado o sucesso do programa Sistema Campo Limpo. Na data, oficialmente chamada de Dia Nacional do Campo Limpo, todos os elos da cadeia agrícola, que envolvem agricultores, fabricantes, canais de distribuição e poder público, se juntam em iniciativas de educação e de conscientização para o correto descarte dos recipientes.

Embalagens sendo armazenadas após o descarte.
Embalagens sendo armazenadas após o descarte. Foto: Reprodução/Inpev

Desde 2005, ano em que ocorreu pela primeira vez a celebração do Dia Nacional do Campo Limpo, são programadas várias atividades, como o dia de Portas Abertas. É nesse dia que as centrais de recebimento recebem a comunidade para mostrar o funcionamento da operação de recolhimento e descarte dos envases vazios, que conta com o apoio do Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), como núcleo de inteligência das atividades.

A celebração ainda conta com outras iniciativas, direcionadas às escolas e às universidades, com foco nos estudantes, e aos agricultores, onde são difundidas novas tecnologias e soluções sustentáveis, e também à sociedade civil, por meio de ações comunitárias, que estimulam o envolvimento da sociedade em práticas a favor do meio ambiente.