Quem já se perguntou o que acontece com o sabonete do hotel utilizado apenas uma vez? Foi com essa dúvida em mente que o norte-americano Shawn Seipler abordou, em 2008, o funcionário de uma rede hoteleira e descobriu, para a própria surpresa, que as barras eram descartadas.

Passado o choque, ele teve uma ideia interessante e com ela em mente criou a Clean the World, empresa especializada em reaproveitar os sabonetes de hotéis promovendo um processo simples de reciclagem.

Garota recebe uma das barras de sabonete reciclados

Garota recebe uma das barras de sabonete reciclados da Clean the World. Foto de divulgação.

Após treinar os empregados dos hotéis a recolher, de forma separada, os restos de sabão, xampus e condicionadores, a equipe do Clean the World derrete o material, que é esterilizado, e produz barras novas.

Atualmente Seipler, que vive em Orlando, na Flórida, recolhe sabonetes de aproximadamente 4 mil hotéis, entre eles os que integram o complexo Walt Disney Parks and Resorts, cobrando 75 centavos de dólar por quarto.

Crianças haitianas em ação do Clean the World

Crianças haitianas em ação do grupo Clean the World. Foto de divulgação.

E para onde vai para todo esse sabão reciclado?

Desde 2009 a organização distribuiu mais de 40 milhões de barras de sabonete para 115 países, como Quênia, Tanzânia e Haiti, trabalhando ao lado de ONGs humanitárias, como a Children International e Rise Against Hunger.

“Oito anos atrás éramos apenas uma família reciclando sabão na garagem de casa e hoje temos uma receita de US$ 20 milhões e membros espalhados por 70 nações”, diz Seipler, cuja meta agora é expandir o negócio para a China e o Oriente Médio.