Fernando de Noronha estreia medição de energia elétrica pela internet

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) escolheu o arquipélago de Fernando de Noronha para testar uma tecnologia que permite aos moradores acompanhar e gerenciar o consumo diário de energia elétrica pela internet.
A ideia, que já está disponível em 816 imóveis, integra o Projeto de Redes Elétricas Inteligentes (REI) e deve se expandir aos poucos para as demais áreas de Pernambuco.
Tecnologia promete melhorar a vida no arquipélago de Fernando de Noronha. Foto divulgação.
Tecnologia promete melhorar a vida no arquipélago de Fernando de Noronha. Foto divulgação.
Em cada residência foram instalados medidores bidirecionais que conseguem mensurar a entrada e a saída de energia elétrica – o que permite aos consumidores planejar melhor o consumo, estabelecendo uma meta mensal que, se próxima de ser ultrapassada, gera um alerta.
Além disso, o projeto REI aproveitou para implementar um avançado sistema de telecomunicação na ilha, fazendo uso de fibra ótica e rádio frequência em banda livre. Com isso, ficou possível operacionalizar o sistema à distância obtendo dados sobre ocorrências no fornecimento, por exemplo.
A partir desse piloto, que conta também com nove sistemas de captação de energia solar, com capacidade de armazenamento, a Celpe espera incentivar os consumidores de Fernando de Noronha a gerar a própria energia e contribuir para a sustentabilidade.