Pneus são matéria-prima para bolsas de luxo

O mundo da moda é cheio de termos próprios, muitas vezes utilizados para instigar o público, ávido pelas últimas novidades. O interessante é que, atualmente, parte desse jargão envolve tendências ambientais. Você saberia dizer o que upcycle? E o que o termo tem a ver com a utilização de pneus?
Cientes de que a procura por roupas e acessórios eco chics tende a aumentar, designers e estilistas buscam formas de fabricar produtos de maneira sustentável, reduzindo ao máximo o impacto ambiental durante os estágios de desenvolvimento.

E, com isso, criam-se novos termos no mundo da moda. Por exemplo, “eco chic” define o consumo consciente e sustentável. Uma marca é “eco chic” se cria acessórios com eco design, provenientes do upcycle, outro termo em alta.

O upcycle se refere à transformação de produtos que iriam para o lixo, mas que foram reutilizados na criação de novas peças.
Bolsa feita com pneus pela Recman com materiais provenientes do upcycle.
Bolsa feita com pneus pela Recman com materiais provenientes do upcycle. Foto divulgação.
A marca Recman faz parte dessa tendência do upcycle. Ciente de que ao menos 25 milhões de pneus são descartados todos os anos no Brasil, seus proprietários passaram a investir em peças que reutilizem câmaras de ar de pneus velhos, transformado-os em matéria-prima para bolsas de luxo! Quem diria!
Como não é biodegradável, a câmara do pneu é acumulada em alta escala em lixos e aterros, representando um enorme passivo ambiental em todo o mundo. Por isso, ao produzir acessórios femininos e masculinos utilizando pneus, principalmente bolsas e mochilas, a grife Recman colabora – e muito – com a preservação do meio ambiente e dá um exemplo de sustentabilidade.
Além das câmaras de pneus, a Recman ainda faz o upcycle de alças de cinto de segurança de carros e, inovando na matéria-prima que iria para o lixo, cria também, além de bolsas, capas para tablets e necessaires.
Um exemplo a ser seguido!