Stella Mccartney lança coleção em aterro sanitário

A estilista britânica Stella McCartney escolheu um lugar mais do que curioso para divulgar a campanha de sua nova coleção: um aterro de lixo reciclável na Escócia. A ideia do projeto, feito pelo fotógrafo Harley Weir junto do artista Urs Fischer, é explorar o conceito do uso de materiais sustentáveis em oposição ao desperdício e ao curto ciclo de existência das roupas.

Ao lado da também estilista inglesa Vivienne Westwood, que recentemente pediu para que as pessoas “não comprem nada” no que diz respeito a roupas, Stella sempre foi uma das principais vozes pedindo mudanças no mercado da moda.

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Modelo com criação de Stella McCartney posa em aterro.
Modelo com criação de Stella McCartney posa em aterro. Foto reprodução.

Estrelada pelas modelos Brigit Kos, Iana Godnia e Huan Zhou, que desfilaram para a marca de Stella McCartney em 2017, a campanha fez questão de colocá-las em ambientes com apenas lixo limpo, que já se encontrava a caminho do processo de reciclagem. A preocupação, que inviabilizou a utilização de lixo comum, era de evitar qualquer tipo de contaminação.

Além disso, a estilista vem trabalhando na criação de peças feitas a partir da fibra da reciclagem de garrafas plásticas com a ajuda da Parley for the Oceans. A Parley é uma organização que trabalha para transformar a poluição plástica nos oceanos em artigos reutilizáveis, e já realizou outras parcerias nesse sentido anteriormente, por exemplo, com a Adidas, transformando o lixo em artigos esportivos de alta performance.

Com cada vez mais vozes lutando por mudanças no mundo fashion, é possível que, no futuro, o mercado da moda  seja exemplo de sustentabilidade, apesar de hoje ser considerado por muitos a segunda indústria mais poluente do mundo, somente depois da indústria do petróleo. Viva Stella! Viva Vivienne! E todos os ícones da moda que estão mudando o universo fashion!

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