Película refresca casa sem usar energia elétrica

Uma película feita de um novo tipo de plástico é capaz de refrescar uma casa inteira sem utilizar energia elétrica. A invenção de dois pesquisadores dos Estados Unidos reflete parte dos raios solares e ainda elimina o calor de dentro da construção, mantendo uma temperatura de cerca de 20º mesmo quando, do lado externo, o calor tenha chegado a 37º.

A invenção de Ronggui Yang e Xiaobo Yin, da Universidade do Colorado, está sendo chamada de ar-condicionado ecológico. Além de não agredir o meio ambiente, o material tem um custo de produção baixo. Segundo os pesquisadores, apenas 20 metros do material instalado no telhado de uma casa garante temperatura agradável em seu interior durante o verão.

película refresca casa sem usar energía elétrica
Pesquisadores mostram a película que refresca casa sem usar energia elétrica. Foto de divulgaçãoPesquisadores mostram a película que refresca casa sem usar energia elétrica. Foto de divulgação

A película possui uma espessura apenas um pouco maior do que o papel alumínio comum de cozinha. Ela é feita de microesferas de vidro e de uma cobertura prateada que, combinadas, devolvem à atmosfera a radiação emitida pelo sol ao mesmo tempo em que absorvem a radiação de dentro da construção para também devolvê-la à atmosfera.

A película poderá também ser utilizada para ampliar a vida útil de painéis solares, pois reflete apenas o tipo de radiação que produz calor sem permitir a produção de energia. Segundo o estudo, a película impede que os painéis superaqueçam quando expostos a raios de sol muito intensos.