Pharrell Williams incentiva roupas feitas com plásticos retirados do mar

Mais conhecido pela carreira de cantor, Pharrell Williams é um dos nomes por trás da marca de roupas Bionic Yarn, conhecida pelo impacto positivo causado ao meio ambiente ao transformar plástico recolhido dos oceanos em fibras que podem ser utilizadas na confecção de roupas, assim como malas, móveis e até arte.

Convidado pelos fundadores Tyson Toussant e Tim Coombs, o cantor atua como diretor criativo e grande divulgador da marca, que já se encontra integrada à indústria da moda ao trabalhar com grifes como Topshop, Cole Haan, Moncler e Timberland.

Camiseta da a linha de roupas Raw for the Oceans.
Camiseta da a linha de roupas Raw for the Oceans. Foto divulgação.

Um dos lançamentos mais emblemáticos é a linha de roupas Raw for the Oceans, feita exclusivamente com plásticos colhidos nos mares e reciclados. Entre as muitas peças da coleção o destaque vai para a camiseta com a estampa “WTF are you doing to my Oceans” (“Que diabos vocês estão fazendo com os meus oceanos”).

O processo de fabricação das fibras da Bionic Yarn envolve quatro passos: (1) recolher o plástico dos mares; (2) quebrar o material e triturá-lo em fribras; (3) transformar as fibras em fios de núcleo com algodão; (4) os fios são utilizados para a criação de têxteis.

E, diferentemente do que muitos podem pensar, a qualidade do material é idêntica a de roupas feitas com linhas tradicionais. O que significa que ninguém precisa sacrificar o conforto para ajudar o meio ambiente.