“Smart street”: energia por meio de passos

Caminhar e produzir energia já é realidade em Londres.

Batizada de “Smart street” (“rua esperta”, em português), a pavimentação de painéis cinéticos localizada na região de West End é capaz de transformar os passos dos pedestres em potência energética.

Geradores convertem energia cinética em energia elétrica.
Geradores convertem energia cinética em energia elétrica. Foto divulgação.

Criada pela empresa de tecnologia verde Pavegen, que desde 2009 já realizou mais de 150 projetos ao redor do mundo, a nova alternativa usa geradores de indução eletromagnética, que armazenam cada passo dado de acordo com o peso das pessoas, convertendo a energia cinética em elétrica.

Ao contrário das iniciativas anteriores da Pavegen, implantadas em cidades como Washington DC e Rio de Janeiro (que usa os painéis como base para um campo de futebol), a Smart Street de Londres vem com seu próprio aplicativo, que permite a qualquer um informações precisas sobre a potência que está sendo gerada quando se atravessa os 107 metros da Bird Street.

O resultado da potência criada pelos passos dos pedestres serve para abastecer a iluminação por lâmpadas de ruas próximas, além de transmissores Bluetooth e até alto-falantes, que simulam os sons de pássaros, criando um ambiente mais tranquilo para aqueles que passeiam por ali.

Incrível, né?!