A história de Sonia Quintella de Carvalho poderia se assemelhar com a de outros executivos bem sucedidos no país. Após passagens de sucesso por empresas do ramo da moda, como a Alpargatas e a Triumph, a profissional de marketing atuava como diretora-geral do grupo Gucci no Brasil.

Porém, há dois anos ela abandonou o conforto de sua posição na multinacional para dedicar-se à ONG ArteSol — Artesanato Solidário, cujo objetivo principal é salvaguardar o artesanato de raiz e auxiliar no desenvolvimento humano e econômico das comunidades envolvidas em sua feitura.

Sonia Quintella de Carvalho em meio aos artesões membros da ArteSol.

Sonia Quintella de Carvalho (de preto com o menino no colo) em meio aos artesões membros da ArteSol. Foto de divulgação.

A ONG, que surgiu a partir de uma iniciativa da antropóloga e primeira-dama Ruth Cardoso (1930-2008), criou uma plataforma online chamada Rede ArteSol, que permite a comunicação direta com 120 grupos capacitados por eles nas 27 unidades da Federação, cujos trabalhos envolvem bordado, cerâmica, renda e outras formas de artesanato.

Além da atuar no auxílio ao trabalho do artesão, a ONG presta consultoria para o desenvolvimento de associações produtoras de artesanato de tradição cultural e dissemina a produção dos membros por meio de exposições, mostras, oficinas culturais educativas, produção de livros e documentários.

Loja com produtos feitos de forma tradicional e vendidos pela ArteSol.

Loja com produtos feitos de forma tradicional e vendidos pela ArteSol. Foto de divulgação.

Entre as conquistas da ArteSol estão a inserção do artesanato no mundo da moda, como é o caso da loja Artiz, que já teve duas temporadas expostas no shopping JK Iguatemi, em São Paulo. A exposição dos trabalhos de 40 comunidades espalhadas pelo Brasil no shopping promoveu importante diálogo entre tradição e inovação.