No Rio de Janeiro, o projeto Pedaleiros está completando dois anos e proporcionando a deficientes visuais a experiência de andar de bicicleta com segurança. Utilizando bikes com assentos e pedais duplos e um condutor treinado, a iniciativa oferece para pessoas com deficiências visuais uma oportunidade única e libertadora de sentir o vento no rosto e o chão passar rápido sob seus pés.

As bicicletas são conduzidas pelos pedaleiros, pessoas capacitadas a comandar o passeio transmitindo confiança para o deficiente. Além de pilotar os veículos com segurança e uma boa dose de diversão, eles aprendem a narrar o entorno – os locais por onde passam, as pessoas que cruzam o caminho –, para tornar a experiência mais rica para o passageiro, e recebem ainda instrução de primeiros socorros. Os passeios são gratuitos.

O Pedaleiros circula pela cidade instalando points em locais públicos de lazer, como parques, levando a iniciativa para diferentes vizinhanças. A agenda fica disponível no site oficial e cada evento tem atraído cerca de 200 pessoas. E para engajar pessoas sem deficiência na importância desse projeto, é possível fazer o passeio com pedaleiros com os olhos vendados para ter uma experiência próxima à dos deficientes.

O projeto foi criado pelo publicitário Rafaello Ramundo, desenvolvido pela agência Novo Traço e tem o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro.