Restaurante do Rio alimenta moradores de rua e animais

Alberio Rocha abriu um restaurante no bairro do Realengo, no Rio de Janeiro, em 2017, e chamou a atenção não apenas pelo que é servido dentro do estabelecimento, mas pelo que construiu do lado de fora. Com sobras da cozinha e contribuições dos frequentadores, o Armazém Real oferece comida para moradores de rua e ração e água fresca para os animais de rua.

Restaurante do Rio doa comida para moradores de rua. Foto Divulgação
Restaurante do Rio doa comida para moradores de rua. Foto Divulgação

Quando a casa começou a funcionar, Rocha se incomodou ao ver a quantidade de alimentos que ainda estavam próprios para o consumo, mas que por motivos variados não podiam mais ser comercializados, e que acabavam sendo desperdiçados em sua cozinha. Além disso, reparou que o lixo do restaurante vivia sendo revirado por cães e gatos durante a noite.

Para solucionar esses problemas de forma solidária, ele construiu ao lado do restaurante um bebedouro e comedouro para os animais de rua, reabastecido constantemente com ração. E a comida não aproveitada na cozinha, mas que ainda está boa para ser consumida, é avaliada pela nutricionista da casa, embalada e deixada para quem tem fome.

A iniciativa foi filmada por um cliente e postada no Facebook, e acabou viralizando.

Comedouro e bebedouro para animais de rua. Foto Reprodução Facebook
Comedouro e bebedouro para animais de rua. Foto Reprodução Facebook

Os frequentadores do restaurante e os moradores do bairro aprovaram a medida. Alguns oferecem doações para a compra de mais ração e outros pedem comida a mais, para, após sua refeição, deixar o restante da comida para moradores de rua em marmitas ao lado de fora da casa.

O restaurante Armazém Real fica na Avenida Santa Cruz, 935, Realengo.

Leia também:

Mercado no Acre troca lixo reciclável por comida