Empresa lança cabo verde para redes LAN

Com o mundo tão cheio de fios e cabos, é com grande alegria que chega a notícia do lançamento do cabo GigaLan MAX Green, da Furukawa. Ele é o primeiro cabo do mundo para redes LAN  a utilizar polietileno verde no revestimento – um composto LSZH (Low Smoke Zero Halogen) à base de cana-de-açúcar, extraído do etanol.

Vale explicar para quem não sabe que rede LAN é rede de área local ( local area network) que interconecta computadores para a troca de dados em uma área limitada, tipo casa, escritório, empresa. Para áreas maiores, como uma cidade ou até mesmo um país, a rede usada se chama WAN (wide area network)

Gerente de produto da Furukawa, Leonel Rodrigues afirma que além de contribuir para a redução do efeito estufa, o novo cabo é 100% reciclável. “Ele também oferece maior segurança, uma vez que possui capa externa em material retardante a chama e livre de halogênio”, completa.

interior do do cabo GigaLan MAX Green, da Furukawa.
Imagem do interior do do cabo GigaLan MAX Green, da Furukawa. Foto divulgação.

Por não possuir o elemento central crossweb (separador tipo cruz), o que permite reduzir o seu diâmetro, o GigaLan MAX Green também oferece maior facilidade de instalação e menor ocupação na infraestrutura de rede das empresas, além de proporcionar mais flexibilidade à instalação.

Outra vantagem do novo cabo é a maior performance elétrica, que fica bem acima do especificado pelas normas brasileiras e internacionais. Como está de acordo com as diretivas européias RoHS (Restriction of Hazardous Substances), ele pode ser utilizado em vários padrões de redes locais.

Leia também no Muda Tudo:

https://mudatudo.com.br/mudanca-urbana/projeto-recupera-lixo-eletronico/