A marca de roupas esportivas norte-americana Patagonia está desafiando a lógica do mercado de moda atual. Ao invés de encorajar seus consumidores a descartar regularmente peças usadas, rasgadas ou “fora de moda” e comprar novas, ela está incentivando as pessoas a consertar itens antigos e mantê-los por mais tempo. Para a marca, muitas peças de roupa carregam lembranças e histórias importantes e se tornam parte de nossa vida, por isso devem ser preservadas.

Para isso, a empresa criou o projeto Worn Wear Truck (Caminhão da roupa usada, em tradução livre), que reúne um grupo de costureiros em um caminhão adaptado e os coloca na estrada. A equipe viaja a pontos distantes dentro dos Estados Unidos, consertando peças da marca em uma oficina de costura montada dentro do veículo e ouvindo as histórias pessoais por trás de cada item. Casacos que acompanham décadas de aventuras, peças usadas em momentos decisivos da vida, herdadas de um parente que já partiu ou recebidas como presentes de pessoas queridas, não importa o relato – o que vale é a emoção. O caminhão é movido a biodiesel e as máquinas de costura usam apenas energia solar.

interior caminhão com máquina costura e carretéis

Interior do caminhão do projeto Patagonia Worn Wear Truck. Foto de divulgação

Após a primeira turnê do time de costureiros, a iniciativa teve tão bons resultados – e ouviu memórias tão tocantes – que a Patagonia criou um site no qual reúne mais histórias de vida ligadas a uma roupa especial. A página chamada The Stories We Wear (As histórias que vestimos) já agrega dezenas de casos, fotos e vídeos com depoimentos de pessoas comuns.

Com a iniciativa, a marca vai contra a cultura do desperdício da “fast fashion”, na qual roupas de pouca qualidade são usadas e descartadas em poucos meses. Além de diminuir a quantidade de lixo produzido e a necessidade da produção de novos tecidos, a marca se posiciona como uma empresa responsável ecologicamente e próxima de seus consumidores de uma forma emocional. Essa é uma postura adotada há tempos pela Patagonia.

A empresa foi criada por Yvon Chouinard, empresário praticante de esportes ao ar livre e defensor de causas ambientalistas, e atualmente é comandada por Rose Marcario. E, ao produzir roupas para a prática de esportes como surf, ski e alpinismo, declara ter como missão preservar o ambiente que permite a prática desses esportes. No site oficial, uma seção ensina como o consumidor pode, ele mesmo, fazer diversos tipos de reparo e a melhor forma de preservar as peças durante a lavagem, para que elas durem mais tempo.

Veja a primeira viagem do projeto no vídeo abaixo (em inglês):