Projeto Tatuí de Limpeza de Praia 2016

(Relato sobre o evento, por Patricia Salamonde)

 

O sábado 17 de setembro começou de forma gloriosa. A previsão era de tempo nublado com possibilidade de chuva (o que obrigaria o cancelamento do evento), mas o dia amanheceu ensolarado e sem calor. Às nove horas da manhã já havia muita gente reunida na praia de Copacabana com a maior disposição para participar da gincana anual que o Instituto Ecológico Aqualung realiza pela limpeza das praias: o Projeto Tatuí (leia post completo sobre o projeto aqui no site).
 

Equipe Muda Tudo: Patricia Salamonde, Ana Luiza Prudente e Monica Angeleas.
Todos os anos, diversas escolas e ONGs participam do projeto liderado pelo presidente da Aqualung, Luca Padovano, e este ano, pela primeira vez, nós do Muda Tudo estávamos lá.  Estavam presentes também a Assist, a Escola OLM, a Escola Nova, a Escola Liceu Franco Brasileiro, a ONG Multi Hugs, a Grande Rio Reciclagem Ambiental, além do Projeto Praia Limpa é a Minha Praia. Cada grupo tinha seu QG, uma tenda, para reunir sua equipe de “catadores de lixo por um dia”. Ali nos abrigávamos do sol, distribuíamos sacolas e luvas descartáveis para a coleta e pesávamos o lixo coletado por nossas equipes. 
Tendas armadas, participantes reunidos já com seus sacos para coletar lixo
Luca Padovano, do Instituto Aqualung, dando a largada no evento

Os maiores catadores foram, sem dúvida, as crianças, que se esforçaram ao máximo para recolher a maior quantidade de lixo, vencer a gincana e ganhar o grande prêmio do dia: um tatuí de ouro na forma de pingente. Os pais ajudavam com empenho, orgulhosos de seus filhos tão conscientizados da importância do trabalho de cada um de nós na construção de um mundo mais sustentável. Para Luca Padovano, a criança que participa de um projeto assim não joga mais lixo na rua e, dessa forma, vamos formando uma sociedade consciente da importância de suas ações individuais no coletivo.

Pai e filha recolhendo lixo que, no sábado, vinha em sua maioria pelo mar
Menor participante da equipe Muda Tudo

No meio de tantas crianças, a equipe MUDA TUDO surpreendeu os organizadores: o nosso Tatuí de ouro foi para um dos participantes mais velhos da gincana, que provou não existir idade (ou falta de diposição) para trabalhar por uma justa causa!

Sérgio posando para foto depois de ganhar seu Tatuí de Ouro!

Ao final de 3 horas de gincana, foram coletados cerca de 560 quilos de lixo. E um detalhe muito legal: vários quilos de lixo foram entregues aos participantes do evento por pessoas que estavam na praia e acabaram sendo contagiados por aquele mutirão com camisetas do projeto Tatuí.

Amigas abraçadas, orgulhosas do seu trabalho de coletar tanto lixo e ajudar no projeto da Aqualung

Por volta das 13 horas, ao final do evento, o lixo foi  recolhido pela Comlurb, para ser enviado ao departamento de reciclagem.

Lixo sendo coletado pela Comlurb

Missão cumprida! Praia mais limpa, crianças engajadas na preservação do meio ambiente, pais felizes por passarem um dia gostoso ao lado dos filhos e fazendo algo tão saudável pelo planeta. Fica a vontade de fazer mais. E a certeza de que juntos podemos mudar muito!