Entrevistas

Robson Borges: luta para renovar o Brasil

Um Rio de Janeiro sem violência, com menos desigualdade social e com oportunidades para todos. Um sonho ou uma realidade possível? Na cidade chamada de maravilhosa, por sua exuberância natural, declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, o cenário deixa de ser belo quando colocamos o foco na violência. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a…

Como nasce um candidato para mudar o Brasil?

Muita gente, descrente com a política brasileira, diz que não vai votar nas próximas eleições, em outubro. Pessoas que afirmam que não existem bons candidatos e que não adianta votar porque nada vai mudar. Diante de toda essa descrença, o Muda Tudo decidiu entrevistar algumas pessoas que estão emergindo no cenário eleitoral com novas propostas…

Por um trânsito menos hostil

Transformar o luto em luta não é nada fácil. E quem consegue isso, merece o nosso respeito. É uma prova do potencial de superação e de transformação que temos dentro da nós. O engenheiro Fernando Diniz perdeu o filho Fabrício, de 20 anos, em um acidente de trânsito na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio…

Peterson’s got talent!

Ele poderá ganhar 1 milhão de dólares se vencer o America’s Got Talent, em setembro. Mas, na verdade, já ganhou o maior dos grandes prêmios há muito tempo. Esse prêmio se chama garra e determinação. Peterson da Cruz Hora é brasileiro, tem 37 anos, e passou toda a infância e parte da adolescência em uma comunidade carente…

Omunga: educação para todos

O Instituto Omunga, que trabalha para educar crianças em áreas de extrema vulnerabilidade social, como o sertão do Piauí, África (e em breve Amazônia), se prepara para lançar uma nova alternativa para financiar suas ações do bem. Roberto Pascoal, criador do Instituto Omunga, está prestes a lançar um clube de assinaturas, reinventando a maneira de…

Música que muda tudo

“Transformar o luto em luta”. Tanta gente tem repetido esse mantra diante da escalada de violência no Rio de Janeiro (e em tantas outras partes do Brasil) que decidimos criar uma série de entrevistas com personagens que tiveram força para transformar tragédias pessoais em exemplos de vida para cada um de nós. São histórias inspiradoras,…

Terras indígenas: proteger para salvar a Amazônia

Proteger as terras indígenas é ajudar a preservar a Amazônia. Este é o resultado de diversos estudos que vêm sendo feitos sobre mudanças climáticas. De acordo com a ong World Resources Institute, com sede em Washington, somente no Brasil, as terras indígenas têm o potencial de evitar a emissão de quase quarenta milhões de toneladas de…

Projeto “Vamos ser uma árvore” cria cemitérios bosque

Em vez de um cemitério tradicional, um bosque. No lugar de lápides, árvores.  A iniciativa “Seamos un Árbol” (Vamos ser uma árvore), propõe ressignificar a morte e, de quebra, colaborar com o meio ambiente. De que forma? Plantando árvores em homenagem aos mortos. Uma proposta simples e literalmente transformadora. A iniciativa é de Jorge María Bellsolá…

Água: um fundo para a Colômbia

Para proteger a bacia do rio Guandu, responsável por 80% da água consumida na região metropolitana do Rio de Janeiro, cerca de 60 proprietários de terra do interior do estado receberam recursos destinados a preservar as árvores locais, evitando o desmatamento, e para reflorestar áreas já degradadas. A relação de interdependência entre as árvores e…

Somos a própria natureza

“Somos a natureza, não somente vivemos nela. ” A frase é de Marcela Iglesias, psicóloga chilena que trabalha para despertar o sentido deste pertencimento à natureza nas crianças. Diante da necessidade tão grande de investirmos na educação de nossos pequenos brasileiros, fomos conversar com Marcela para saber um pouco mais sobre o trabalho dela como…

Por um voto consciente, “Amigos de Belém”

A associação paraense Amigos de Belém está apostando na conscientização dos moradores da cidade sobre a importância de cada voto nas próximas eleições. O projeto “Por amor a Belém, eu voto” foi criado para enfatizar que as eleições influenciam diretamente a vida de todos as pessoas e que é muito importante votar de forma consciente. Mas…

Dia Internacional da Síndrome de Down

Em uma célula humana normalmente existem 46 cromossomos, divididos em 23 pares. No caso da Síndrome de Down, existem 47 cromossomos, sendo que o cromossomo 21 aparece como um trio e não como uma dupla. Por esse motivo, o dia 21/3 foi escolhido para ser o dia internacional da Síndrome de Down. O objetivo é…

Mulher maravilha

Dia internacional da mulher. Para comemorar a data, precisávamos entrevistar uma mulher muito especial. Uma mulher que fosse a cara do Muda Tudo. Guerreira, inspiradora e capaz de mostrar que, com determinação e esforço, é possível mudar tudo. Bingo: Joana D’Arc Félix de Souza. Mulher, negra, brasileira, de origem humilde, PHD em Química em Harvard,…

Infância, o começo da vida e da sociedade

Desenvolver a criança nos primeiros anos de idade é desenvolver a sociedade.

Ventos de cidadania: vinte anos de Projeto Grael

“O pessimista reclama do vento, o otimista espera ele mudar e o realista ajusta as velas.” A frase é de Lars Grael, iatista brasileiro que dispensa apresentações, mas sobre quem fazemos questão de falar bastante… Integrante de uma tradicional família do iatismo brasileiro (que inclui o irmão Torben Grael), Lars participou de 4 Olimpíadas, levando…

Doação, um ato que pode mudar o Brasil

"Uma andorinha só faz sim um verão" (Vivian Farcas)

Instituto Tellus transforma o serviço público

"O brasileiro precisa se empoderar, entender que se não for a gente, ninguém vai fazer," Germano Guimarães.

Repensadores: “Cívico deveria ser nome próprio”

Evento no Civi-co propõe repensar o mundo e discutir novas formas de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

Sérgio Besserman: “conhecimento muda tudo”

"No Brasil nós temos um problema grave de não dar valor ao conhecimento. A gente precisa usar as redes, as ferramentas de tecnologia para isso."

Detentos aprendem a arte de mosaicos em Salvador

Para o artista Eliezer Nobre "Todo ser humano tem a capacidade de se regenerar e esse resgate depende da aceitação da sociedade."

Civi-co: centro de impacto social abre as portas em São Paulo

Uma rua sem saída em São Paulo promete ser uma grande porta para importantes transformações sociais no país. O final da rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, na região de Pinheiros/Vila Madalena, foi o local escolhido pelos empresários Patricia Villela Marino e Ricardo Podval para construir o prédio do Civi-co, o primeiro coworking do país…