Viver uma pandemia não é nada fácil. Longe disso. Mas há maneiras de fazer com que a quarentena tenha bons momentos e gere boas recordações, pelo menos para algumas crianças. Ashly e Averie Lazzara, de 7 e 4 anos, vão ter para sempre as fotos dos desenhos incríveis feitos de giz pela mãe, Stacy, que inventou a brincadeira para divertir as meninas durante o isolamento social.

Instagram: @stacylazzara

Instagram: @stacylazzara

No dia 27 de março,  a americana, que vive no estado americano de Illinois,  nos arredores de Chicago, fez o primeiro desenho com restos de giz que encontrou em um balde de brinquedo, fazendo de pano de fundo para uma foto com a filha mais velha, interagindo com a figura.

Em diversas entrevistas a meios de comunicação americanos, como a CBS News, Stacy contou  que acha super terapêutico criar e estar ao ar livre, por isso pensou em desenhar para relaxar, mesmo sem ter nenhum background artístico.

desenho com giz

Instagram: @stacylazzara

O desenho fez tanto sucesso que virou uma série, com episódios diários de desenho, produção de figurino e foto para ser postada no Instagram/Facebook.

Conversamos com Stacy e ela disse que a calçada é super limpa, pois estão fazendo isolamento social e ninguém pisa no local, além deles. “Foi isso que inspirou a série”, disse ao Muda Tudo, “ver quanta aventura a gente podia trazer para dentro de nossas vidas sem sair de casa e ficar protegidos da Covid”, explicou.

Instagram: @stacylazzara

Instagram: @stacylazzara

Stacy conta que a familia pensa em um tema no dia anterior, inspirada por livros, músicas, roupas do armário …

O desenho em si demora cerca de uma hora para ser feito e é apagado no dia seguinte, abrindo espaço para uma nova obra de arte. As performances da filha mais velha, com caras e bocas muito divertidas, foram para Stacy uma revelação, que se tornaram a “pimenta” das fotos, sempre postadas com a hashtag #chalkyourway.

Entre os desenhos com giz preferidos, está o Mágico de Oz e o Balão com cesto de roupa suja.

desenhos com giz

Instagram: @stacylazzara

Em entrevista ao portal Tank’s Good News, Stacy disse que já tinha feito uma quarentena em 2018, quando a filha mais nova foi diagnosticada com leucemia e  teve de fazer isolamento social por causa do sistema imunológico afetado. Averie está quase no final do tratamento.

Agora, mais uma vez em reclusão, surgiu a ideia dos desenhos. Stacy Lazzara diz que existem mil maneiras de os pais serem criativos com os filhos, como fazendo cabanas com cadeiras e cobertores ou drive-ins com caixas de papelão no meio da sala.

“Não dá para fazer com que cada minuto seja uma diversão, mas colocar um pouco de criatividade é um bom passo para criar boas memórias para todos. Embora a gente esteja vivenciando um pico de ansiedade, nossos filhos podem se lembrar de um momento com um tempo extra com os pais e levar algo de positivo dessa fase.”

Instagram: @stacylazzara

Instagram: @stacylazzara

Graças a gestos criativos assim, adultos também são impactados positivamente. Cada desenho é um colírio para os olhos em meio a tantas imagens ruins.

desenhos com giz

Instagram: @stacylazzara

“Vivemos em um momento de muito medo e ansiedade. Todo mundo está buscando algo legal na mídia, algo que traga felicidade. Estamos adorando ser capazes de fazer as pessoas sorrirem um pouco com nossos desenhos”, disse Stacy em entrevista à CBS News.

Veja mais no Muda Tudo:

https://mudatudo.com.br/criatividade-muda-tudo-em-tempos-de-quarentena/