Conteúdo de

atitude que MUDA

Rachel Maia, a mulher que desafiou as estatísticas

Rachel Maia desafiou as estatísticas para se tornar uma das mulheres mais poderosas do Brasil.  Filha mais nova de sete irmãos, cresceu no bairro Cidade Dutra, na carente zona sul de São Paulo, estudou em escolas públicas toda a infância, mas acabou trilhando um caminho de sucesso no mercado de luxo.  Aos 47 anos, com…

Felicidade: conexão com os outros, generosidade e gratidão mudam tudo

20 de março: Dia Internacional da Felicidade! E como deixar de falar sobre felicidade no Muda Tudo: Impossível! O dia foi criado pela ONU, em 2012, com o objetivo de promover a alegria entre os povos, evitando os conflitos e guerras sociais, étnicas ou qualquer outro tipo de comportamento que ponha em risco a paz…

Castração: solução para reduzir a quantidade de cães nas ruas

O Brasil enfrenta um grave problema: a enorme quantidade de animais nas ruas. Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde, existem hoje 30 milhões de animais abandonados no país, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. São animais que vagam pelas ruas com fome, sede e muitas vezes doentes, provocando um problema…

A meta da ONU para meninas e mulheres

8 de março foi decretado Dia Internacional da Mulher pela ONU em 1975. Hoje, temos muitos avanços para comemorar, mas muito mais a fazer para alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas do mundo. E esse é exatamente o objetivo de desenvolvimento sustentável número 5, da ONU. ODS5 Em 2015,…

Boas ideias para o Carnaval

O carnaval nunca perde a força e todos os anos parece se reinventar. Em um país tão diverso e criativo como o Brasil, o que não faltam são novas ideias e formas diferentes de aproveitar a data. Além de buscar uma festa cada vez mais respeitosa e inclusiva, os foliões estão também se preocupando em…

Reciclagem química para uma moda sustentável

É cada vez maior a quantidade de tecidos descartados em aterros sanitários no mundo. Como consequência da indústria da moda, o excesso de tecidos contribui para o aumento preocupante da quantidade de lixo produzido no mundo. Atualmente, uma aposta promissora para lidar com esse problema é a reciclagem química de tecidos. Com o crescimento da…

Enfermeira brasileira conta trabalho com crianças na África

A enfermeira brasileira Marina Barardi direcionou sua formação para trabalhar em missões humanitárias e dedica sua carreira a melhorar a vida de pessoas em situações extremas. Nos períodos em que volta ao Brasil, ela aproveita para compartilhar a experiência e o conhecimento adquiridos em países africanos. Seu trabalhou é realizado com a organização Médicos Sem…

Como reduzir o lixo produzido na cozinha

A produção de lixo é um dos grandes desafios atuais. O lixo doméstico, que dentro de nossa casa parece apenas uma pequena porção do problema, é uma questão alarmante e que ainda não é encarada com a seriedade necessária. Mas é possível reduzir o lixo gerado dentro de casa. Segundo a Universidade Federal de São…

Sorvete para aliviar efeitos da quimioterapia

Uma equipe de pesquisadoras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) criou um sorvete contra os efeitos da quimioterapia e, ao mesmo tempo, oferece nutrientes importantes para as pessoas em tratamento contra o câncer que não conseguem se alimentar direito. O suplemento foi desenvolvido pela nutricionista Paloma Mannes, especialista em Saúde com Ênfase em Alta…

Embalagens avisam quando alimento está estragado

Uma novidade que pode chegar em breve aos mercados brasileiros é uma embalagem que muda de cor e denuncia quando o alimento ficou impróprio para o consumo. A tecnologia surpreendente vem sendo desenvolvida paralelamente em diferentes universidades do país. Uma das embalagens que avisam quando a comida estragou foi criada por seis alunos e ex-alunos…

Crianças conscientes para um futuro melhor

Uma das tarefas mais importantes da geração atual é educar crianças conscientes de seu papel na preservação do planeta e mais responsáveis como cidadãos e consumidores. Para isso, é preciso envolvê-las desde cedo nas escolhas da família e mostrar, no dia a dia, a importância da conservação da natureza. Assim como atualmente a preocupação com…

São Paulo ganha primeira loja para troca de roupas

Um clube de troca de roupas, sapatos e acessórios com loja física para reunir todas as peças é uma nova opção para quem pratica o consumo consciente em São Paulo. O projeto chamado Moeda de Troca abriu as portas no centro da cidade facilitando o desapego de forma diferente. O projeto, criado por Carla Alves,…

Pediatra constrói posto de saúde para população carente

O pediatra Jaime Andrade tem sido o responsável por mudar a vida de crianças e adultos de uma cidade pequena do Ceará. O médico construiu um posto de saúde no distrito de Moitas e, com a ajuda de voluntários, faz atendimentos melhorando a qualidade de vida da população local. Moitas está localizado no município de…

Brasil cria tomate que usa menos agrotóxicos

Pesquisadores brasileiros da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) criaram um tomate mais saudável e mais resistente a pragas, o que vai demandar um uso menor de agrotóxicos na sua produção. Essa variedade do tomate levou anos para ser desenvolvida pela equipe da Embrapa Hortaliças e ganhou o nome BRS Zamir. O novo tomate é do…

Amido de milho transformado em sacola biodegradável

A empresa Avani Eco, da Indonésia, desenvolveu um novo tipo de sacola biodegradável para deixar de lado aquelas feitas de plástico. O novo produto, apesar de ter a mesma aparência do plástico e boa resistência, é feito com amido de mandioca e pode ser reciclado junto com papel ou dissolvido em água quente. Segundo a…

Brasileiros criam método de neurocirurgia com celulares

Médicos brasileiros desenvolveram um novo método para realizar cirurgias cerebrais com o auxílio de telefones celulares. A equipe do Hospital das Clínicas (da Universidade de São Paulo), que criou a nova técnica, afirma que esse avanço pode tornar determinadas cirurgias mais seguras e muito mais baratas, portanto mais acessíveis à população. A criação da equipe…

Laminados renováveis feitos de bananeiras

A empresa francesa FibandCo está transformando a fibra dos caules de bananeiras em laminados renováveis que substituem a madeira na indústria e no design. O material chamado Green Blade é totalmente renovável e é utilizado na produção de móveis (mesas, cadeiras e armários), como papel de parede e para cobrir portas. A empresa tem sede…

Presentes sustentáveis para este Natal

Estamos cada dia mais conscientes de nossas compras, dos objetos que levamos para dentro de casa e da importância de avaliar o impacto e a necessidade de cada aquisição. No período do Natal pode ser mais difícil presentear de forma consciente, mas, com um pouco de pesquisa e criatividade, é possível encontrar opções de presentes…

Patinetes elétricos compartilhados chegam a São Paulo

Já é grande o número de bicicletas compartilhadas em São Paulo, alugadas por tempo de uso para percorrer longas ou pequenas distâncias, fugindo do trânsito sempre congestionado. Para ampliar a variedade de opções de mobilidade na capital e combater o excesso de carros, a cidade acaba de ganhar serviços de aluguel de patinetes elétricos. Serviços…

Cidade do Paraná cria hortas comunitárias para população carente

A prefeitura da cidade de Maringá, no Paraná, criou espaços verdes e está unindo seus moradores em torno de 38 hortas comunitárias. Os locais reúnem cerca de 900 pessoas, que trabalham diariamente na produção de alimentos e na manutenção dos espaços. O projeto teve início em 2007. A prefeitura reserva os espaços para a criação…

Transformando crianças com câncer em heróis

Por meio de um projeto conduzido apenas por voluntários, a figurinista Thaís Casasola está levando mais cor, alegria e autoestima para crianças que passam por tratamento contra câncer em São Paulo. O projeto, chamado Era uma Vez, Cabelos Mágicos, doa toucas de crochê inspiradas em heróis, heroínas e princesas para pequenos pacientes em hospitais paulistas.…