A todo momento surgem ideias inesperadas para dar um fim diferente à grande quantidade de plástico descartada diariamente. Enquanto o problema do plástico cresce em todo o mundo, diversos pesquisadores focam suas atenções em soluções inovadoras. Uma delas é o projeto da fazer estradas de plástico.

O projeto é da empresa inglesa MacRebur fundada pelo engenheiro Toby McCartney, o especialista em resíduos Nick Burnett e o empresário Gordon Reid. Nele, plásticos retirados do lixo são usados para aumentar a força e a durabilidade da mistura de asfalto para estradas.

Toby McCartney em uma estrada feita com plástico reciclado. Foto Divulgação

Toby McCartney em uma estrada feita com plástico reciclado. Foto Divulgação

A ideia das estradas de plástico surgiu durante uma passagem de Toby pela Índia. O país utiliza há décadas uma técnica de derretimento de plástico para isolamento de asfalto, e lá ele conta ter visto diversas vezes buracos em ruas e estradas serem preenchidos com plástico derretido.

De volta ao Reino Unido, foram necessários 18 meses para desenvolver e testar a introdução do material na mistura do asfalto. Para criar o asfalto, a empresa recebe plástico que seria jogado em aterros sanitários, processa esse material e transforma tudo em pequenas bolas, menores do que uma moeda. Elas são, então, misturadas a outros materiais, como areia e pedras.

Segundo a Macrebur, seu produto tem maior resistência, por isso evita a deformação resultante do tráfego. Com isso, aumenta a durabilidade das estradas, diminui os custos de produção e de manutenção.

Rua sendo finalizada com asfalto de plástico em Eaglesfield, norte da Inglaterra. Foto Divulgação

Rua sendo finalizada com asfalto de plástico em Eaglesfield, norte da Inglaterra. Foto Divulgação

Para o meio ambiente, a iniciativa retira do lixo toneladas de plástico que levariam centenas de anos para se decompor e diminui, na mistura, a quantidade de betume – substância proveniente do petróleo.

O produto já está sendo testado em ruas do Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

Leia também:

https://mudatudo.com.br/atitude-que-muda/londres-declara-guerra-contra-garrafas-de-plastico/