Onze nomes brasileiros foram incluídos na lista de jovens mais inovadores da América Latina. A seleção é realizada desde 2012 pela MIT Technology Review e reúne pessoas com até 35 anos que estejam desenvolvendo soluções para problemas do mundo.

A MIT Technology Review é uma revista ligada ao renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA). A seleção busca, em toda a América Latina, empreendedores, inventores ou visionários que estejam engajados em projetos e ideias que demonstrem ter potencial para mudar o mundo, em qualquer área de conhecimento.

Aline Oliveira foi uma das selecionadas por sua pesquisa de uso de tecnologia no campo. Foto divulgação

Aline Oliveira foi uma das selecionadas por sua pesquisa de uso de tecnologia no campo. Foto divulgação

Entre os brasileiros incluídos na lista está Antonio Henrique Dianin, que trabalha no desenvolvimento de um robô de telepresença para a área de saúde. Também na área de saúde, Michael Kapps se destacou pelo desenvolvimento de chatbots para pessoas que vivem em áreas com pouco acesso a médicos.

Aline Oliveira e Mariana Vasconcelos foram escolhidas por suas pesquisas de uso de inteligência artificial na agricultura, enquanto Matheus Goyas desenvolveu um aplicativo para ajudar estudantes da rede pública a estudar para provas como a do Enem.

Ainda na lista estão Lawrence Murata, que criou um aplicativo para reduzir os acidentes de trânsito, Lincoln Ando, com sua plataforma que ajuda empresas a evitar fraudes de identidade, e Rodolfo Fiori, que inventou um algoritmo que analisa a gestão pública e busca economizar dinheiro público.

Matheus Goyas criou um aplicativo para ajudar estudantes da rede pública a estudar. Foto divulgação

Matheus Goyas criou um aplicativo para ajudar estudantes da rede pública a estudar. Foto divulgação

Outros aplicativos que chamaram a atenção são os trabalhos de Victor Santos, que auxilia pessoas sem histórico bancário a conseguir crédito, e de Bruno Mahfuz, que reúne informações sobre acessibilidade. Já Ana Carolina Riekstin criou uma metodologia que calcula e otimiza o consumo de energia e de emissões.

No total, o instituto selecionou 9 mulheres e 26 homens entre os jovens mais inovadores. A lista completa, em espanhol, pode ser conferida no site oficial.

Leia também:

https://mudatudo.com.br/atitude-que-muda/app-brasileiro-ganha-premio-internacional/